Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra Viva

Literatura infantil

31 de março

Ler Artigo

Biblioteca municipal proporciona encontro com escritor

Literatura infantil

Literatura infantil

No dia 31 de março, a Biblioteca Municipal de Aljustrel vai promover a iniciativa “Conversa com Crianças – Encontro com o escritor Carlos Canhoto”.

Esta atividade, realizada para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil, que se comemora a 2 de abril, irá decorrer com uma sessão de manhã e outra de tarde, durante as quais, Carlos Canhoto irá apresentar as suas obras “Anuro o Sapo Sapinho, o Sapo Sapão”, “Pirá”, “Barbatanar nas cores do arco-íris”, às crianças do pré-escolar, e “Serei uma plantinha daninha?” e “A minha Avó Felicidade”, aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

Nascido, em 1961, em Pavia, Carlos Canhoto, pseudónimo de António Luís Carlos, é autor de livros infantis, cuja inspiração vai buscar às suas recordações no Alentejo e às brincadeiras de criança, quando “brincava à batalha naval na poça do “Curral Concelho”, com barcos de piteira. Corria atrás dos pássaros à procura dos ninhos e espreitava as bogas que ao luar subiam os ribeiros para a desova”. As suas histórias abordam temas relacionados com histórias do seu Alentejo mas também com o ecossistema, que podem ser trabalhadas pelos professores nas escolas, outra forma de incentivar os mais jovens para a leitura e sensibilizá-los para a defesa do meio ambiente.    

O escritor frequentou cursos de escrita criativa e tem contos publicados no jornal Mais Região. Em 2006, recebeu o Prémio Literário Maria Rosa Colaço, da Câmara Municipal de Almada e, em 2007, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Municipal - Cultural, pelo município de Mora, onde exerce a função de Coordenador da Divisão de Ação Sociocultural.