Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra Viva

Encontro com escrita

08 de abril

Ler Artigo

Biblioteca Municipal apresenta “Sobreviventes” de Olinda P. Gil

Encontro com a escrita

Encontro com escrita

Olinda P. Gil regressa ao auditório da Biblioteca Municipal de Aljustrel, no dia 8 de abril, às 16h30, para apresentar a sua última obra: “Sobreviventes”.

Nesta coletânea de contos, a escritora analisa a sociedade atual e o rumo que esta segue. “Um mundo onde não se vive, antes se sobrevive, e onde diversos personagens, que carregam no peito o espírito de insurreição e esperança, se batem em diferentes cenários adversos - desde guerras a viagens no tempo, passando por governos extremistas que condicionam a liberdade humana. Mas mesmo na luta pela sobrevivência há espaço para atos altruístas e para pequenos gestos fonte de enorme felicidade. Em Sobreviventes assiste-se “ao sacrifício daqueles que pouco têm para alimentar o desejo secreto de um futuro melhor, não se conformando com o destino que lhes é forçado”.

Nascida em 1982, em Beja, mas a residir em Aljustrel, Olinda Pina Gil é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas e mestre em Ensino do Português e das Línguas Clássicas. Tem também uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos.

Começou a publicar, aos 16 anos, no DN Jovem, um suplemento para jovens escritores e ilustradores. Participou com outros colaboradores do suplemento no site na-cama.com e jotalinks.

Em 2004, foi galardoada com o 3º prémio do concurso literário "Lisboa à Letra", na categoria de prosa. Foi selecionada no 4º concurso de Mini-Contos do IST Taguspark.
Tem textos publicados nas revistas "Ao Sul de Nenhum Norte", "Bang!", "Nanozine", "Revista Literária Sítio" e "InComunidade". Publicou nas coletâneas "Ocultos Buracos", "Beijos de Bicos" e "Poesia sem Gavetas".

Em 2013, editou, a título independente, Contos Breves. Pela CoolBooks, chancela da Porto Editora, lançou Sudoeste e Sobreviventes.

Escreve no blogue www.olindapgil.blogspot.com. Olinda P. Gil é um dos membros fundadores da ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo.