Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra VivaGEO_FPI

Turista por um dia!

21 de abril

Ler Artigo

Museu sensibiliza jovens para salvaguarda do património edificado

Turista por um dia!

Turista por um dia!

O Museu Municipal de Aljustrel vai promover, junto dos alunos do pré-escolar e 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, a atividade “Turista por um dia!”.

 Esta ação, que vai decorrer nos dias 21 e 28 de abril, visa sensibilizar os jovens para a salvaguarda e preservação do património edificado e histórico da freguesia de Aljustrel. Nesse sentido, os técnicos do museu municipal vão proporcionar aos alunos um dia diferente através da participação numa mini rota turística, dando-lhes a oportunidade de se sentirem, por um dia, na pele de um turista que visita os edifícios de arquitetura tradicional e o património cultural na zona histórica de Aljustrel.

Esta ação foi definida no início do ano escolar, e nela inscreveram-se as turmas interessadas do Agrupamento de Escolas de Aljustrel com o qual o Museu Municipal trabalha em parceria.

 

Partindo do Museu Municipal, os jovens turistas do pré-escolar vão percorrer uma rota predefinida, que os levará à descoberta da Igreja Matriz e da Capela de Nossa Senhora do Castelo.

A rota dos alunos do 1º ciclo será um pouco mais alargada, pois eles vão ser levados a observar o património edificado que circunda o Museu Municipal (portas, tramelas, janelas de arquitetura tradicional e tudo o que possa ser passível de registo), e o património histórico com a Igreja Matriz; a Capela de Nossa Senhora do Castelo, a Igreja da Misericórdia e o Largo da Casa do Povo (era neste largo que entre 1910 e 1930 se realizavam as touradas).

 

A equipa do projeto educativo do museu irá facultar aos alunos alguns instrumentos de trabalho (mapas, blocos de apontamentos, esferográficas, máquinas fotográficas descartáveis), para que possam fazer os seus registos da melhor forma, e sentirem-se como verdadeiros turistas.

 Esta atividade, que irá ter continuação nos dias 5, 11, 12, 19 e 25 de maio, está aberta a todas as outras instituições que estejam interessadas em participar com as suas crianças e jovens.