Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra Viva

Abril na Biblioteca

10 de abril

Ler Artigo

Teatro, literatura, fotografia, feira do livro, poesia, e muito mais para todas as idades

Abril na Biblioteca Municipal

Abril na Biblioteca

Com o objetivo de promover e incentivar a leitura, no mês em que se comemora o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (dia 23) e o 25 de Abril, a Biblioteca Municipal de Aljustrel preparou um programa com um conjunto de atividades gratuitas, destinadas aos vários públicos.

A partir do próximo dia 17 e até ao dia 30, pode ser visitada, no horário da biblioteca, a exposição “Corredor Literário” com trabalhos de escrita criativa, elaborados por crianças do 1º ciclo do ensino básico que frequentaram os ateliers, da biblioteca, “Na Ponta do Lápis”.

A partir do dia 19, inicia-se o projeto “Manta de retalhos”. Trata-se de uma atividade de escrita criativa”, para as crianças do pré-escolar, com base no livro “A Manta: uma história aos quadradinhos de tecido” de Isabel Minhós Martins.

Entre os dias 20 e 22, decorre a III edição da Feira do Livro Usado e das Velharias. Trata-se de um espaço de troca e venda de livros e objetos, aberto a quem quiser participar, no Largo do Mercado Municipal.

De 20 a 24, é a vez do projeto “Leituras de Abril” ser concretizado por alunos do 3ª ciclo do ensino básico e secundário e pelos jovens atores do NAIPE - Grupo de Leitura Autónoma, Interpretação e Dramatização, que irão ler e declamar em voz alta, um conjunto de poemas da autoria de poetas portugueses, na rádio TLA – Telefonia Local de Aljustrel.

De 20 a 28 de abril, a Hora do Conto, da biblioteca é dedicada ao tema: “25 de abril”, baseado na história de Matilde Rosa Araújo “ História de uma Flor”. Esta atividade é destinada a crianças do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.

No dia 24, pelas 10h30, a escritora,  Isabel Bravo vem apresentar o seu livro “Amali e Abdul do outro Lado do Muro” às crianças do 2º ciclo do ensino básico.

Todas estas atividades da biblioteca tiveram início, no dia 1 de abril, com o Grupo de Contadores de Histórias da Biblioteca Pim Pam Pum que, até ao dia 8, esteve a representar a peça de teatro “O Duende Cozinheiro” nas freguesias do concelho.

No dia 8, foi inaugurada a exposição “25 de Abril em Fotografias”, na Sala Polivalente, cedida pela Biblioteca Municipal de Mértola e patente ao público até ao dia 30 de abril.

No dia 8 ainda, a escritora aljustrelense Olinda Gil apresentou a sua nova obra literária “Sobreviventes”. Olinda é membro da ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo. 

Para além destas iniciativas decorrem, ao longo do mês, as atividades permanentes para bebés, crianças dos 3 aos 7 anos e para os utentes dos lares do concelho.