Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra Viva

Dia dos Museus

13 de maio

Ler Artigo

Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus

Dia Internacional dos Museus

Dia dos Museus

O Museu Municipal de Aljustrel (MUMA) vai juntar-se a mais 70 museus de Portugal para participar no Dia Internacional dos Museus 2017, que se celebrará na quinta-feira, 18 de maio.

Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus foi o tema definido este ano pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus para uma reflexão, dentro dos contextos nacionais, do papel dos museus nas comunidades e na sociedade em geral.

O MUMA, que integra a Rede Portuguesa de Museus, respondendo ao convite da Direção-Geral do Património Cultural, vai propor um conjunto de atividades, fora da oferta habitual, com o objetivo de aprofundar a sua ligação com os visitantes e envolver novos públicos em torno do conhecimento das coleções e da salvaguarda e valorização do património cultural.

Neste sentido, vai promover a Semana dos Museus, que terá início já a partir do dia 13 de maio. Das 9h30 às 13h00, com o objetivo de fomentar o consumo sustentável e também local, pequenos produtores e alunos da Universidade Sénior serão convidados a vir ao Museu Municipal vender produtos biológicos, tais como, produtos hortícolas, fruta, mel, vinho, azeite, licores, doces, compotas, sementes, entre outros.

Nesse mesmo dia, às 21 horas, à semelhança de anos anteriores, crianças dos 7 aos 12 anos vão passar “Uma Noite no Museu”, com atividades lúdicas noturnas e pequeno-almoço no dia seguinte.

No dia 14, às 10h30, realizar-se-á uma visita guiada com explicação da evolução da vila de Aljustrel e visita ao seu património religioso. As inscrições estão abertas e devem ser efetuadas no MUMA.

No dia seguinte, às 21horas, terá lugar um sarau com diversas histórias de vida. A iniciativa tem como objetivo incentivar a população sénior a relembrar as suas próprias histórias, a sua juventude e as suas vivências do passado num ambiente alegre e descontraído. Por isso, fotos, relatos, receitas, músicas, objetos, entre outros, entram em cena para resgatar essas lembranças. Este sarau terá alguns convidados mas é também aberto à participação do público. O Grupo de Cantares Feminino de Aljustrel animará o evento, durante o qual será servido chá e biscoitos confecionados por um pasteleiro do Concelho de Aljustrel.

Por fim, durante o dia 18 de maio, todos os núcleos museológicos de Aljustrel vão estar abertos à comunidade, com entradas gratuitas e com visitas guiadas, previamente marcadas, e organizadas da seguinte forma: 10h30 e 16h00 – Museu Municipal de Aljustrel; 11h30 – Central de Compressores; 11h30 – Museu de Ervidel e 14h30 – Moinho do Maralhas.