Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra Viva

Conferências Aljustrel

18 de maio

Ler Artigo

Conferências de Aljustrel arrancam amanhã

Cidadania, Inovação & Território

Conferências Aljustrel

Na véspera do arranque da 3ª edição das Conferências de Aljustrel”17, levanta-se o  véu sobre o que será o Programa Final e algumas das comunicações dos oradores.

 Do 1º Painel: “Inovação da Base Económica”, os tópicos da comunicação da investigadora, Teresa Pinto Correia, centrada no agro-florestal-rural; abordam os temas da diferenciação, integração e inovação; contributos da pequena agricultura;  burocracia e desintegração institucional, principais bloqueios e da aposta em governação integrada e participada. Chama-se ainda a atenção para o economista, Brandão Alves, que põe dedos nas feridas, com os bloqueios locais com difíceis desafios e com as inquietações para adequadas intervenções.

 Do 2º Painel: “Atratividade Territorial”, realçam-se os tópicos da comunicação do investigador  António  Oliveira das Neves, centrados nos desafios: Aposta em Planeamento Estratégico de Longo Prazo; Negociação Institucional um imperativo; Serviços Locais Qualificados a novos Quadros-Empresas:

Mas, neste painel a expectativa, são as “provocações” do cartunista, também geógrafo, Luís Afonso, acompanhadas de seus desenhos-bonecos.

 Do 3º Painel:  “Abordagens, Redes e Participação”, os tópicos da comunicação do jovem Tiago Teotónio Pereira, interventor Norte Alentejo, remetem para as Políticas Regionais no quadro de Plano Nacional que as enquadre; Novas Plataformas Colaborativas, que unam Locais e Territórios e Criação de “Comunidades Ágeis”.

 Além disso, Bernardo Gaeiras da Rede FabLabs destaca as novas gerações de intervenções ancoradas nas novas tecnologias, o jornalista, Daniel Oliveira, fala sobre os “SES” que não levam citadinos a apostarem no “Interior”; o geógrafo, Álvaro Cidrais, defende teses para corretas governanças e a gestora de projetos e animadora cultural Ana Teixeira, foca o seu olhar na cultura.

 De referir, ainda, a intervenção de abertura do presidente da Câmara Municipal, Nelson Brito que, partindo das estratégias e realizações do Município-Concelho de Aljustrel dará os motes para que esta edição cumpra com os objetivos de “realizar fundados contributos para “Uma Agenda do Interior” que a todos mobilize.

Por último, de destacar a grande expetativa na comunicação de Helena Freitas, Coordenadora da UMVI, parceira das Conferências de Aljustrel.

 Ana Paula Figueira, do IPBeja e Margarida Cristóvão da U.M.V.I. serão as relatoras desta edição das Conferências de Aljustrel.

 Ana Freitas (Rádio Voz da Planície), Maria Flor Pedroso (RDP) e Carlos Pinto (Correio do Alentejo) irão moderar cada um dos três painéis.

 O economista, José Reis que, tendo assimilado todas as comunicações e debates, fará a conferência de encerramento na perspetiva de lançar os principais contributos e pistas para uma real e eficaz “Agenda para o Interior”.

Mais informações aqui: http://www.conferenciasdealjustrel.com/