Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra Viva

Exposição

30 de junho

Ler Artigo

Timelapse: a interação com o mundo dos tempos

Exposição

Exposição

As Oficinas de Formação e Animação Cultural inauguram, esta sexta-feira, 30 de junho, às 18 horas, a exposição “Timelapse”, de pintura, fotografia e instalação de Tim Madeira e do fotógrafo António Alves da Costa.

Nascido em Lisboa, em 1955, Tim Madeira tem o curso de Iniciação às Artes Plásticas do Museu de Arte Antiga. Frequentou o curso de pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e o Curso de Comunicação Visual do Professor Martins Correia. Além disso, é possuidor do Curso de Fotografia Arco, e em 1981, formou-se em arquitetura na Escola Superior de Arquitetura de Madrid, e ainda na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa - Experiência Profissional. De 1982-1991, esteve no Atelier Henrique Madeira, entre 1993-2011, foi arquiteto, responsável por todos os layouts dos eventos da empresa  João Lagos Sports.

Tim Madeira é um artista que vive da arte, com a arte e para a arte. O seu estilo próprio, marcado por inspirações globais, e com uma invulgar dinâmica e um explosivo espírito de entrega, leva-nos a uma viagem onde cada traço, cada cor, cada forma e cada composição são símbolos vivos de perceções estéticas e sentimentais sobre uma relação dialética que não nos é alheia: a interação com o mundo dos tempos.

E é na tela que Tim Madeira se exprime, com efusão, inspirado por viagens, muitas vezes sem destino, solitárias e ofegantes, e com o contributo de António Alves da Costa transcende manifestações emocionais no espaço e no tempo.  

Conforme explica o sociólogo, Miguel Brilhante, e diretor-geral do Coliseu Micaelense: “…Tim e António transportam, efetivamente, essa imensidão de energia para a sua obra conjunta…Em “Timelapse” - Pintura, Fotografia e Instalação, podemos atestar essa multiplicidade de destinos cuja criação ecoa a proximidade e a envolvência das obras apresentadas nesta exposição, onde António Alves da Costa também nos surpreende, nos seduz e nos conquista pelos trilhos da partilha com que nos envolve nas suas mais diversas e dinâmicas produções fotográficas”.

A exposição “Timelapse” vai estar patente ao público até ao dia 22 de julho. Como habitualmente, visitas guiadas à exposição podem ser realizadas, às quartas-feiras, mediante marcação prévia.

 

Foto: Time Lapse 1 - Acrylics on linoleum, 100x200 cm (pormenor)

Documentos para Download