Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra Viva

Miss África Belgium

12 de julho

Ler Artigo

Jovens belgas estagiam em Aljustrel e desfilam no Aljustrel Moda Jovem

Miss África Belgium

Miss África Belgium

Há um ano, a vila de Aljustrel recebeu uma comitiva de jovens belgas para participar num estágio de aperfeiçoamento com vista à eleição de Miss África Belgium, no mês de novembro, na Bélgica.   

A receção que lhe foi feita na vila mineira foi de tal agrado, que um ano depois, um novo grupo de cerca de 25 pessoas vai estar em Aljustrel, a partir de 12 e até ao dia 23 de julho.

A comitiva será constituída de membros do comité da organização e da associação Safari des Anges, e de cerca de 15 jovens candidatas, entre os 17 e 23 anos, de nacionalidade belga, mas representantes dos seus países africanos de origem. As finalistas vão participar em ateliers de dança e de coreografia, desfile em palco e tomada da palavra em público, entre outras atividades.

Além do estágio, fazem ainda parte do programa visitas culturais a Lisboa e Algarve, bem como a participação no Aljustrel Moda Jovem, no dia 19 de julho, no anfiteatro das Piscinas Municipais.

O concurso tem, ainda, como intuito mostrar às jovens concorrentes a realidade de Portugal, país que segundo dizem os organizadores, caracteriza-se pelo seu charme, hospitalidade e atrativos lendários. Estes responsáveis pretendem, ainda, proporcionar momentos de partilha e de divulgação do concurso junto dos portugueses para que possam descobrir a Bélgica e os outros países do continente africano.

Como gesto de reconhecimento pela receção dada às jovens finalistas, o presidente da Câmara de Aljustrel foi convidado a fazer parte do júri da gala Miss África Belgium 2016, na Bégica. Stéphanie Stevens Faina, eleita miss 2016, acompanhará as jovens finalistas em Aljustrel.

 

 Associação “Safari des Anges”.

O concurso Miss África Belgium é organizado pela Associação “Safari des Anges”, que tem como objetivo ajudar crianças necessitadas tanto na Bélgica como em África. Para o efeito, promove atividades relacionadas com a cultura, o lazer, a aprendizagem de línguas africanas, visitas e passeios culturais, criando assim espaços de reflexão e de descontração que, segundo acreditam, possam melhorar as relações norte-sul, bem com proporcionar a integração da mulher africana na Europa.  Os fundos recolhidos neste concurso destinam-se, igualmente, a financiar uma escola primária para crianças invisuais e órfãs em África. 

A vencedora do concurso tem como missão transmitir uma mensagem positiva de partilha, de fraternidade, de multiculturalismo, de paz e de solidariedade entre os povos, num contexto económico, político e social bastante difícil tanto na Europa como em África.