Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra Viva

Património

05 de setembro

Ler Artigo

Museu Municipal expõe vestígios da "escrita mais antiga conhecida na Península Ibérica"

Património

Património

O Museu Municipal de Aljustrel inaugura, no dia 5 de setembro, às 18 horas, a exposição “Escrita no Baixo Alentejo - das origens aos nossos dias”.

Organizada pela Rede de Museus do Baixo Alentejo, em parceria com a CIMBAL, esta exposição tem o intuito de divulgar as coleções dos museus que compõem a rede, visando a itinerância por todos os municípios que a integram. 

Nela estão patentes peças, documentos e registos descobertos no Baixo Alentejo, alusivos à evolução da escrita, desde a Idade do Ferro, o ponto de partida, visto que é dessa época que se supõem ser os primeiros vestígios da “escrita mais antiga conhecida na Península Ibérica”, a escrita do Sudoeste.

De Aljustrel pode-se ver uma inscrição jurídica em bronze proveniente das Minas de Aljustrel, datada de 117-138 d.C.

A exposição, cofinanciada pelo Alentejo 2020 / Portugal 2020 / Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, vai estar patente ao público, na Sala Polivalente do Museu Municipal, até ao dia 24 de setembro.