Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra Viva

Alfabetização

08 de setembro

Ler Artigo

Aljustrel recebe fórum sobre o novo paradigma de alfabetização solidária

Alfabetizar no Séc. XXI

Alfabetização

A  APEFA - Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos vai promover, em parceria com a Câmara Municipal de Aljustrel,  a comemoração do Dia Internacional da Alfabetização, com a realização do fórum “Alfabetizar no Séc. XXI - o novo paradigma de alfabetização solidária”, a decorrer no próximo dia 8 de setembro, entre as 10h00 e as 13h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, em Aljustrel.

 

Este fórum tem como objetivo a busca de respostas integradas para as questões do analfabetismo, das iliteracias e o encontro de estratégias operativas que possam tirar do analfabetismo mais de meio milhão de portugueses, que não sabem ler nem escrever.

 

Após a sessão de abertura pelo presidente da Câmara Municipal de Aljustrel e pelo representante da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos, os oradores debruçar-se-ão sobre os temas “Alfabetizar no séc. XXI - o novo paradigma de alfabetização solidária”; “Percursos de cidadania”, “Alfabetização solidária”; “Projeto AnimaSénior”, “Aprender dos outros, com os outros na comunidade”; “Alfabetizar, emergência e contextos” e “O Erasmus + e a Educação de Adultos em Portugal”, ao que se seguirá um espaço de debate e reflexão.

O início e fim do fórum serão marcados por pequenas atuações da banda da Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense.  

 

A participação é gratuita. O fórum, para os docentes, é certificado como ação de curta duração, pelo Centro de Formação António Sérgio.

 

 

 P R O G R A M A

10.00 Horas - Receção dos participantes.

 

10.30 Horas – Sessão de abertura

Momento musical - Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense - SMIRA

Intervenções:

 

Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel

Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos

 

11.00 Horas – Alfabetizar no séc. XXI - o novo paradigma de alfabetização solidária

- “Percursos de cidadania, Alfabetização solidária” , Armando loureiro, APEFA

- “Projeto ANIMA SENIOR+”, Câmara Municipal de Aljustrel

-“ Aprender dos outros, com os outros, na comunidade” , Lurdes Pratas e Bravo Nico, U. Popular Túlio Espanca | U. Évora | Conselho Consultivo APEFA

- “Alfabetizar, emergência e contextos “, Alberto Melo, APCEP | U. Algarve

- “O Erasmus + e a Educação de Adultos em Portugal”, Eugénia Inácio, Agência Nacional ERASMUS

 

Espaço de debate e Reflexão

Moderadora: Antónia Gonçalves

12.45 Horas – Sessão de encerramento, Presidente/ Vereador da Educação Câmara Municipal de Aljustrel

Momento musical - Sociedade Musical de Instrução e Recreio Aljustrelense - SMIRA