Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra Viva

Nós e o Mundo

15 de setembro

Ler Artigo

Batuques africanos e cante alentejano no Festicante 2017

Nós e o Mundo

Nós e o Mundo

“Uma língua, várias culturas” é o lema da segunda edição do Festicante….nós e o mundo, que se realiza entre os dias 15 e 17 de setembro, no Parque da Vila de Aljustrel, e que, este ano, vai receber os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe). 

Bonga, Nancy Vieira, Grupo YamiAfrika, Angola Zone, Grupo Batoto Yetu, mas também Miguel Ângelo, o grupo Sopa da Pedra com Paulo Abreu de Lima e amigos, e ainda os cantores alentejanos Adiafa, Nova Aurora, Buba Espinho e os Manos Caixeiro, entre outros, serão os principais convidados da edição deste ano.

 O evento Festicante é organizado pela Câmara Municipal de Aljustrel, com o objetivo de promover e divulgar o cante alentejano, através das grandes vozes locais, regionais e nacionais, bem como incentivar o diálogo intercultural, dinamizando espetáculos musicais, exposições, mostras de produtos e gastronomia de outros povos.

Espetáculos e iniciativas diversas vão, assim, ocupar estes três dias de festa da amizade que contará com atuações de grupos africanos que, em conjunto com músicos e cantores portugueses, animarão o parque desportivo da vila mineira.

Nestes três dias, o público irá aprender a dançar ao ritmo de diferentes tipos de música africana e folclórica alentejana, numa dinâmica intercultural, criando-se assim grandes momentos de confraternização e de diversão.

Mas o Festicante é também troca de saberes e sabores. Nesse sentido, serão expostos produtos dos vários países e realizadas demonstrações e provas de cozinha africana e portuguesa. A arte estará também presente com a exposição, no Centro d’Artes dos artistas do Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel (NAVA), na qual participará o artista plástico são-tomense, Valdemar Dória.  Haverá ainda uma passagem de modelos infantil.

 De 15 a 17 de setembro, o cante polifónico alentejano juntar-se-á aos batuques e percussões das músicas africanas numa grande fusão de ritmos e de convivialidade e de uma maior aproximação entre Aljustrel e o mundo.

 O Festicante é um projeto cofinanciado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER. As entradas serão livres.

 

 PROGRAMA

15 DE SETEMBRO (Sexta-feira):

 18H00: Abertura do Festival

               Sessão oficial

               Grupos corais do Concelho

19H00: Inauguração de exposição coletiva do NAVA, com o artista Valdemar Dória (São Tomé e Príncipe) [Centro d’Artes]

21H00: ADIAFA

22H30: YamiAfriKa convida  Miguel Ângelo

01H00: Dj - Afromusic

 

16 DE SETEMBRO (Sábado):

13H00: Cante informal

15H00: Demonstração de cozinha africana e portuguesa

16H00: Demonstração de danças africanas

16H45: Demonstração de danças populares – Rancho Folclórico Verdes Campos - Jungeiros

17H30: Cante informal com António Caixeiro e Amigos

18H00: Grupo Coral Juvenil de Castro Verde

19H00: Passagem de modelos infantil

21H00: NOVA AURORA

22H30: Angola Zone convida Nancy Vieira

01H00: Dj - Kizomba

 

17 DE SETEMBRO (Domingo):

13H00: Cante informal

15H00: Demonstração de cozinha africana e portuguesa

16H00: Demonstração de danças africanas com o Grupo Batoto Yetu

17H00: Demonstração de danças populares – Rancho Folclórico Verdes Campos - Jungeiros

 17H30: Cante informal com manos Caixeiro e Buba Espinho

 19H30: Sopa da Pedra - Paulo e Amigos

 18H30: Grupo Coral Infantil do Centro de Animação Infantil de Aljustrel

 21H00: Maravilhas do Alentejo

 22H00: Bonga