Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra VivaGEO_FPI

Noite de Contos

24 de novembro

Ler Artigo

Carlos Marques apresenta sessão performativa para ouvidos curiosos

Noite de Contos

Noite de Contos

No dia 24 de novembro, às 21 horas, há contos na Biblioteca Municipal. O contador de contos, Carlos Marques realiza uma sessão performativa destinada a todos aqueles que gostam de ler e ouvir histórias. 

Neste espetáculo, Carlos Marques experimenta o cruzamento entre as linguagens dramática e narrativa, fazendo conviver os recursos específicos da atividade do contador de histórias e do ator. Neste projeto de mediação cultural de pesquisa e partilha de contos e cantos tradicionais, destina-se a todos aqueles que tenham  ouvidos curiosos, que gostem de escutar, de contar e de cantar, mas acima de tudo que gostem de estar. Na sessão de contos, Carlos Marques irá estabelecer uma relação espontânea entre o público e a cena, contar e cantar histórias da nossa tradição oral, recorrendo a formas ancestrais de comunicação como o riso e a música.

Nascido em 1978, em Montemor-o-Novo, Carlos Marques trabalha, regularmente, como contador de histórias em bibliotecas e festivais nacionais e estrangeiros. É também programador, na Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo, dos eventos “Contos Doutra Hora” e “Festival Internacional de Narração Oral – FESTA DOS CONTOS”. Colaborou com os Centros de Língua Portuguesa do Instituto Camões na Croácia, Bulgária e Polónia. É licenciado em Estudos Teatrais pela Universidade de Évora e estudou também no Institut del Teatre de Barcelona.

Para ele, “os contos permitem oferecer e comunicar coisas tão simples que nos preenchem, que lemos, coisas das quais somos realmente feitos, ou ouvimos de outras gentes e é nessa partilha que se encontram as gentes e quem sabe a festa.  Assim, supostamente será em Aljustrel!