Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdeUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra VivaGEO_FPIIFRRU

Modernismo Régio

11 de dezembro

Ler Artigo

90 anos da revista Presença em exposição na Biblioteca Municipal

Modernismo Régio

No dia 11 de dezembro, a Biblioteca Municipal de Aljustrel vai ter patente ao público a exposição “O que foi a presença: uma leitura a 90 anos de distância”, do Centro de Estudos Regianos.

A revista “Presença”, dirigida por José Régio, Branquinho da Fonseca e João Gaspar Simões, foi uma das mais importantes publicações culturais portuguesas do século XX.

Publicada pela primeira vez, a 10 de março de 1927, em Coimbra, a “Presença” era seguidora da revista “Orpheu” e representou a segunda vaga do movimento modernista.

Esta exposição itinerante, sobre a vida e obra de José Régio, marca os noventa anos da revista, e é composta por dezasseis módulos com trabalhos de grande valor didático e pedagógico, acompanhados de respetivo catálogo.

José Régio (pseudónimo de José Maria dos Reis Pereira) nasceu, em 1901, em Vila do Conde. Escritor, poeta, homem da cultura e das artes, licenciou-se em Filologia Romântica, e cedo iniciou a atividade literária em jornais e revistas. Lecionou no Porto e em Portalegre, onde se manteve até se reformar, em 1962. Faleceu em 1969.

A exposição vai poder ser visitada até ao dia 31 de dezembro.