Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra VivaGEO_FPI

Carnaval das Escolas

09 de fevereiro

Ler Artigo

Ruas de Aljustrel enchem-se de pequenos foliões

Carnaval das Escolas

Carnaval das Escolas

A Câmara Municipal de Aljustrel realiza no próximo dia 9 de fevereiro, a partir das 9h30, o desfile de Carnaval das Escolas.

Os jovens foliões vão percorrer algumas das artérias principais da vila de Aljustrel, terminando na Praça da Resistência, onde um júri irá avaliar as turmas com os melhores trajes. Todas as crianças e jovens presentes no corso irão receber um certificado de participação, além disso, a partir do 2.º. ciclo e até ao secundário serão atribuídos prémios às turmas mais criativas.

A Praça da Resistência vai ser pequena para receber as centenas de crianças que, nessa manhã desfilarão sob o olhar feliz dos familiares e da população em geral.

Este ano, “Vipasca Antiga”, tema escolhido para toda a comunidade escolar da vila de Aljustrel, está relacionado com o projeto educativo do Museu Municipal, para o ano letivo 2107/2018.

Há mais de 5000 anos que a mineração existe em Aljustrel. Contudo esta atividade só atingiu o seu ponto alto com a chegada dos romanos, que aqui fundaram a povoação Vipasca, que se tornou um dos principais centros mineiros da Península Ibérica.

No sentido de poderem adquirir algum material para a realização dos disfarces, associados a esta época da vila mineira, a autarquia irá apoiar as turmas com uma pequena comparticipação financeira, distribuída em função dos alunos participantes.

Como nos anos anteriores, o cortejo de Carnaval das Escolas irá ter a colaboração do Agrupamento de Escolas de Aljustrel e do infantário “A Borboleta” da Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel (SCMA), e o apoio dos Bombeiros, da GNR e da TLA Rádio.

O festejo continuará, na terça-feira, 13, às 14h30, com a “Festa de Carnaval” promovida, também, pela Câmara Municipal, no Parque Desportivo Municipal do Parque da Vila, e que contará com animação carnavalesca, insufláveis, jogos e música.

Entretanto, em vários pontos do concelho, muitos serão os foliões que sairão à rua para se divertir durante estes três dias. De destacar, na segunda-feira, 12, às 22h00, a “Festa de Carnaval”, organizada pelo Sport Clube Mineiro Aljustrelense, com o apoio da Câmara Municipal e da União das Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos. O festejo irá decorrer no Pavilhão do Parque de Exposições e Feiras, onde a partir da meia-noite serão atribuídos prémios aos melhores mascarados.