Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdeUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra VivaGEO_FPIIFRRU

Smart Cities

08 de fevereiro

Ler Artigo

Freguesias do concelho com MUPI digitais interativos

Smart Cities

Smart Cities

A Câmara Municipal de Aljustrel instalou, recentemente, três MUPI digitais interativos (Mobiliários Urbanos Para Informação), com Wi-Fi incorporado nas freguesias de Aljustrel, Messejana e Ervidel. 

Estas freguesias, com maior potencial e atratividade turística do concelho, foram assim as primeiras localidades a receber estes “Mobiliários Urbanos Para Informação”, com um investimento total de cerca de 60.400 euros, financiados em 50 mil euros, através de uma candidatura aprovada à linha de apoio à disponibilização de redes Wi-Fi pelo programa “Valorizar” do Turismo de Portugal.

Colocados em zonas de lazer de maior afluência por parte de visitantes e moradores locais, estes MUPI são diretórios de informação turística acessível a todos, nos quais são apresentados e promovidos os pontos de interesse do concelho, o património material e imaterial, com enfoque no património mineiro, as infraestruturas turísticas, tais como alojamentos e restauração, bem como eventos, indicações úteis e de emergências, sempre acompanhados de fotos ilustrativas dos diversos locais.

A componente interativa destes dispositivos possibilita a navegação em áreas temáticas informativas relevantes, através de mapas interativos, com informação apresentada de forma segmentada e georreferenciada.

O projeto está inserido num plano de divulgação turística do município, através de soluções de smart cities, com suporte a MUPI digitais interativos e internet gratuita, através da disponibilização de rede Wi-Fi para visitantes e moradores locais. Trata-se de uma  solução integrada com capacidade de análise de dados relativos à mobilidade e à caracterização dos perfis dos visitantes do concelho de Aljustrel, que pretende melhorar a infraestrutura urbana e tornar o espaço físico mais eficiente de forma a criar um ambiente inteligente e interativo.

Por via de outros financiamentos e candidaturas, a autarquia prevê adquirir mais dois MUPI para instalar nas localidades de Rio de Moinhos e Montes Velhos.