Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdeUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra VivaGEO_FPIIFRRU

Social

01 de abril

Ler Artigo

CPCJA festeja aniversário com ações de sensibilização para a prevenção dos maus-tratos na infância e juventude

Social

Social

A Comissão de Proteção e Crianças e Jovens de Aljustrel (CPCJA) vai festejar, no dia 9 de abril, o seu VIII aniversário.

Para celebrar a data, será realizada uma caminhada convívio, que partirá, às 18 horas, do Jardim Público 25 de Abril, em Aljustrel.

Esta iniciativa, que tem o apoio da Câmara Municipal, do Agrupamento de Escolas de Aljustrel, do IEFP, bombeiros e GNR, é uma das atividades que a CPCJ irá organizar em abril, também considerado o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude (MPMT).

Foi em 1989, nos Estados Unidos de América, que nasceu a Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon). Uma avó, preocupada com os maus-tratos sofridos pelos seus netos, atou uma fita azul à antena do seu carro para alertar e levar a comunidade a questionar-se sobre este problema da sociedade atual, muitas vezes camuflado no seio familiar. A mensagem pegou e a cor azul foi escolhida para lembrar os corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões, mas igualmente para demonstrar que todos temos responsabilidades e que as nossas ações como cidadãos têm influência nas outras pessoas e podem ter um efeito no despertar da consciência coletiva.

Neste âmbito, e para chamar à atenção da comunidade local para as consequências do flagelo dos maus-tratos na infância e juventude e para a importância do fortalecimento das relações familiares, a CPCJ convida a comunidade aljustrelense a participar nesta ação, vestindo-se de azul-escuro e, durante todo o mês de abril, a pendurar laços azuis nas suas janelas e portas.

Além desta iniciativa, serão, ainda, distribuídos laços azuis e brochuras sobre o MPMT em diversos locais do concelho, e as escolas do concelho vão afixar trabalhos alusivos ao MPMT, realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Aljustrel e dos infantários “A Borboleta” da SCMA e CAPI de Messejana.

No dia 16 de abril, será realizada, às 21 horas, no auditório da Biblioteca Municipal, a conferência: “O plano de treino para a felicidade. O bem-estar enquanto competência adquirida” com a oradora e psicóloga Cristina Nogueira da Fonseca.

Este evento conta com o apoio da Câmara Municipal e da Guia-te até Happytown.

Os interessados em participar na caminhada deverão efetuar a sua inscrição, através do telefone: 917 604 621, ou do e-mail: cpcj@mun-aljustrel.pt