Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaGabinete Apoio ao EmigranteAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra VivaGEO_FPIIFRRULinha Verde

Clube de Cinema

11 de abril

Ler Artigo

Biblioteca Municipal inicia ciclo para ver, discutir e refletir sobre esta manifestação artística e cultural

Clube de Cinema

Clube de Cinema

A Biblioteca Municipal de Aljustrel vai iniciar, a partir deste mês de abril, um ciclo de cinema, dirigido ao público em geral. “Se as Montanhas se Afastam”, do realizador chinês, Jia Zhang-ke, é o primeiro filme a ser exibido, no dia 11 de abril, às 18 horas, no auditório da biblioteca.

Esta iniciativa enquadra-se no conjunto de atividades que a Biblioteca desenvolve para cumprir a missão de promover o gosto pelas artes e pela cultura. Aproximar os cidadãos do cinema; criar um espaço de educação informal e de discussão sobre esta arte e tornar os indivíduos mais intervenientes na sociedade, independentemente da idade e classe social a que pertencem, são portanto os objetivos deste clube de cinema que, mensalmente irá propor um filme para ser discutido e debatido.

Antes da projeção, será feita a contextualização, nomeadamente: realizador, sinopse, personagens e contexto socioeconómico em que se desenrola o filme. Após a exibição será estabelecido um espaço de diálogo sobre as impressões e os assuntos abordados, a concordância ou discordância sobre a mensagem veiculada pelo filme, entre outros.

Apesar de já estar definida a lista de filmes, a seleção e exibição dos mesmos, nos próximos meses, irá ficar à consideração dos participantes.

 “Se as Montanhas se Afastam”, um filme que esteve em destaque no Festival de Cannes, é o retrato da China contemporânea dividida entre as suas tradições milenares e a sua ocidentalização.

Trata-se de uma história em três momentos - 1999, 2014 e 2025 – sobre Tao, uma mulher dividida entre dois pretendentes: Zhang e Liang. O primeiro é o promissor proprietário de uma estação de serviço; o segundo trabalha numa mina de carvão. A decisão de Tao, em 1999, vai ter repercussões definitivas na sua vida, que acompanharemos em 2014 e 2025.