Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaGabinete Apoio ao EmigranteAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra VivaGEO_FPIIFRRULinha Verde

Artes

27 de abril

Ler Artigo

Umbelina Ribeiro e Carlos Pé-Leve são os artistas convidados para o 29.º aniversário do NAVA

Artes

Artes

Para comemorar o seu 29.º aniversário, o Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel (NAVA) inaugura na sexta-feira, 27 de abril, pelas 18 horas, nas Oficinas de Formação e Animação Cultural, a exposição coletiva de pintura, escultura e desenho “NAVACONVIDA”.

Subordinada ao tema “Os 5 sentidos mais um”, a exposição reúne obras produzidas pelos membros, adultos e jovens, que frequentam este núcleo de arte.

Como já vem sendo tradição, neste evento festivo estão igualmente expostas obras de um artista mais conceituado convidado pelo NAVA.

Este ano, aceitaram o convite os artistas Umbelina Ribeiro e Carlos Pé-Leve.

Umbelina Ribeiro, natural de Arrentela, concelho do Seixal, é presidente da ARTES – Associação Cultural do Seixal, e dá aulas de aguarela. Frequentou os cursos de artes da Universidade Internacional de Lisboa, da Sociedade Nacional de Belas Artes, e da ARTES. Umbelina Ribeiro tem, ainda, o curso de serigrafia. É Académica de Mérito na Academia Internacional Plattonia de Las Artes y Las Letras, de Placência (Espanha), e foi agraciada com a Medalha de Prata de Mérito Cultural pelo Município do Seixal.  
 
Desde 1991, tem participado em inúmeras exposições coletivas e individuais tanto em Portugal como no estrangeiro. Referenciada no “Anuário de Artes Plásticas”, as suas obras estão representadas em diversas coleções particulares, nacionais e estrangeiras.

Carlos Pé-Leve nasceu em Lisboa, em 1956. Cursou Artes Gráficas na Escola de Artes Decorativas António Arroio, Lisboa. Tem ainda os cursos de serigrafia, gravura e escultura. Foi diretor artístico da Galeria Trindade, em Lisboa, e da Galeria de Arte do Ministério da Justiça. É sócio-fundador da ARTES, onde já foi presidente. Membro honorário da Fundación Abello, em Barcelona e académico de Mérito na Academia Internacional Plattonia de las Letras y las Artes de Placência, Espanha.

Expõe as suas obras de pintura e escultura ao público, desde os anos 80, em exposições individuais e coletivas, e encontra-se representado em coleções particulares e públicas, bem como em várias revistas, catálogos e livros de arte em Portugal e no estrangeiro. Tem também trabalhos em arte pública. Recebeu vários prémios e menções honrosas na área da pintura e escultura, bem como a medalha de Mérito Cultural do Município do Seixal. Está a dirigir ateliers de cerâmica escultórica e pintura, e a fazer voluntariado com idosos na área das artes plásticas.

A exposição, que está integrada nas comemorações do 25 de Abril, vai estar patente ao público até ao dia 19 de maio.