Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdeUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra VivaGEO_FPIIFRRU

18 de maio

18 de maio

Ler Artigo

Museu de Aljustrel celebra Dia Internacional dos Museus

Semana dos Museus

18 de maio

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, o Museu Municipal de Aljustrel vai apresentar, a partir do dia 12 de maio, um conjunto de atividades para permitir ao público experimentar e vivenciar o espaço numa perspetiva diferente.

Este ano, o Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, e que se celebra a 18 de maio, está subordinado ao tema “Museus hiperconetados: novas abordagens, novos públicos”.

O termo “hiperconetividade” designa as múltiplas formas de comunicação dos nossos dias, tais como contacto pessoal, correio eletrónico, mensagens instantâneas, telefone ou Internet. Hoje, os museus não podem viver ser estarem “ hiperconetados”.

Seguindo esse tema, o Museu de Aljustrel convida a comunidade a associar-se a estas celebrações e a explorar as conexões com a sua herança e património cultural.

Assim, no dia 12, pelas 10 horas, será realizada a 5ª edição do Mercado MUMA, iniciativa que permite ao público vender, comprar e trocar artigos novos ou antigos e usados, mas também peças de artesanato e produtos da terra.

Nesse mesmo dia, às 21 horas, as crianças dos 6 aos 12 anos irão passar uma “Noite no Museu”, durante a qual serão proporcionados jogos, brincadeiras e a sessão de relaxamento “Mãos em Movimento”.

As inscrições para participar nestas duas atividades devem ser efetuadas até ao dia 10 de maio, no Museu Municipal. 

No próprio Dia Internacional dos Museus (18), as entradas nos diversos núcleos museológicos serão gratuitas, e serão realizadas visitas guiadas, mediante inscrição prévia, até ao dia 16.

As atividades terminam, no sábado 19, a partir das 20h30, com uma caminhada noturna. As inscrições deverão ser efetuadas até ao dia 17, através do telefone 284 600 170 ou do e-mail: museu@mun-aljustrel.pt.