Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaGabinete Apoio ao EmigranteAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra VivaGEO_FPIIFRRULinha Verde

8.º Encontro Ibério

15 de junho

Ler Artigo

A adoção de energias alternativas na agricultura é o grande enfoque desta edição

Cinquentenário do Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo- Novos desafios

8.º Encontro Ibério

Integrado na Feira do Campo Alentejano, realiza-se no dia 15 de junho, o 8.º Encontro Ibérico – Regadio e Sustentabilidade, no âmbito do qual terá lugar, às 9h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Aljustrel, o colóquio “Cinquentenário do Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo- Novos desafios”.

Organizado pela Associação de Beneficiários do Roxo (ABR), a Federação Nacional de Regantes de Portugal (Fenareg) e a Câmara Municipal, o colóquio contará com a participação de responsáveis e técnicos de empresas que irão apresentar projetos ligados à sustentabilidade energética, nomeadamente do aproveitamento hidroagrícola do Roxo, mas igualmente dos regadios em Espanha, e da combinação das energias solar, hídrica e biomassa.

A sessão da manhã terminará com a intervenção do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches. A tarde será dedicada à apresentação e inauguração da “Central Fotovoltaica do Roxo”.

 

Realizado pelo oitavo ano consecutivo, este encontro ibérico tem vindo a promover a cooperação entre diferentes instituições portuguesas e espanholas, públicas e privadas, na busca de um aproveitamento eficaz das áreas de regadio, considerando os aspetos económicos e de sustentabilidade associados à agricultura de regadio. A adoção de energias alternativas na agricultura será o grande enfoque desta edição, durante a qual se vão partilhar experiências e tentar encontrar estratégias comuns para minimizar os impactes sobre o meio ambiente, a integração paisagística e a promoção da inovação e das boas práticas agrícolas.

 

PROGRAMA

09h30 - Receção dos participantes

10h00 – Abertura

                Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel - Nelson Brito

                Presidente da Associação de Beneficiários do Roxo – António Parreira

                Presidente da Federação Nacional de Regantes de Portugal – José Núncio

 

10h15 – Água e Energia no Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo – Carlos Marques (ABR)

 

10h30 – Apresentação do projeto “Sustentabilidade Energética do Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo – Combinação das energias Solar, Hídrica e Biomassa” – Luís Fialho (UE) e Carlos Marques (ABR)

 

11h00 - A gestão energética nos regadios em Espanha – Juan Valero (FENACORE)

 

11h30 - Debate e conclusões

 

12h00 - Encerramento - Jorge Seguro Sanches (Secretário de Estado da Energia)

 

12h30 – Inauguração Oficial da Feira do Campo Alentejano 2018

13h00 – Almoço livre

15h00 - Apresentação da “Central Fotovoltaica do Roxo” – Luís Fialho (UE) e Filipe Viana/António Maia (EFACEC).

15h30 - Inauguração da Central Fotovoltaica do Roxo