Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaGabinete Apoio ao EmigranteAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra VivaGEO_FPIIFRRULinha Verde

Santos Populares

23 de junho

Ler Artigo

Aljustrel prepara-se para os tradicionais bailes de verão

Santos Populares

Santos Populares

A quadra dos festejos dos Santos Populares está prestes a começar e, em Aljustrel, já se pensa nas noites de baile à volta do mastro.  

Após o grande desfile das marchas populares do concelho, que se realizará, na noite de Santo António, seguir-se-ão os tradicionais bailes dos Santos Populares e das Noites de Verão, que irão decorrer a partir do dia 23 de junho, todos os sábados, às 22 horas, e até ao dia 25 de agosto.

Esta tradição já vem de longe. Se bem que antigamente erguiam-se mastros em diversos bairros, ruas e largos, hoje, é à volta do mastro, na Praça da Resistência, em Aljustrel, que decorrem os bailes de verão.

Depois de engalanado com eucalipto, mentrasto e outras plantas, são atadas fitas, gambiarras e balões ao mastro para lhe conferir um ar mais festivo e de arraial. É assim, que desde há várias décadas, a população da vila e das freguesias aqui se reúne para dançar, nas noites quentes de verão, ao som dos acordeões, órgãos eletrónicos e das canções populares dos artistas convidados.

Catarina Narciso será a primeira a animar a praça, no dia 23, ao que lhe seguirá, no dia 30, Eliseu Brás.

Em julho, no dia 7, tocará Luís Godinho. No dia 14, será a vez do organista, Celso Graciano, e no dia 21, sobem ao palco as ARA. O Duo Musical Célia e António Silva contará com a participação especial de Tino Costa para o último baile, no dia 28, do mês de julho.

Em agosto, no dia 4, a população poderá dar o seu pezinho de dança ao som do órgão de Bruno Marques. No dia 11, atuará o Duo Musical Eurico Martins e Cristina; no dia 18, Sérgio Conceição, e por fim, no dia 25, o acordeonista, João Paulo Cavaco encerrará os bailes dos Santos Populares e das Noites de Verão. Estes espetáculos, organizados pela Câmara Municipal de Aljustrel, têm entrada gratuita.