Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdeUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra VivaGEO_FPIIFRRU

Combina e Move-te

22 de setembro

Ler Artigo

Câmara Municipal associa-se ao Dia Europeu sem Carros

Combina e Move-te

Combina e Move-te

No dia 22 de setembro, a Câmara Municipal de Aljustrel vai associar-se a diversas entidades europeias para comemorar o Dia Europeu Sem Carros.

Integrado na Semana Europeia da Mobilidade que, decorre anualmente de 16 a 22 de Setembro, o Dia Europeu Sem Carros, que se assinala a 22 de setembro, foi adaptado, em 2000, pela União Europeia, que destinou esta data para consciencializar as populações e decisores para as questões da mobilidade e qualidade de vida urbana.

Este ano, o Dia Europeu sem Carros tem como tema: “Combina e Move-te” e pretende sublinhar a importância da utilização racional dos transportes para a economia local.

Nesse sentido, o Município de Aljustrel vai proporcionar um conjunto de atividades com os atores locais, nomeadamente comerciantes, residentes e público escolar, de modo a criar uma dinâmica de ações de promoção do espaço público.

Assim, e à semelhança dos anos anteriores, no próximo sábado 22 de setembro, os munícipes aljustrelenses serão convidados a participar em várias atividades, que irão decorrer, das 9 às 17 horas, num troço da Av. da Liberdade, fechado propositadamente ao trânsito, entre as 8h00 e as 18h00.

Entre as atividades propostas, está o projeto “Energia a pedalar” do Centro de Ciência Viva de Estremoz. Partindo da energia gerada pelo pedalar de bicicletas, este projeto irá demonstrar de forma interativa e divertida, o modo de funcionamento de uma central hidroelétrica, de uma central solar ou ainda de outros equipamentos que geram energias mais limpas, e simular a interação entre as fontes de energias renováveis, como o vento e a água, e os equipamentos geradores das chamadas energias renováveis.

Outra atividade interessante e engraçada será “Batidos com coração”, que reunira alimentação saudável, desporto e sustentabilidade num único exercício. A “bicicleta de batidos” irá transformar, enquanto se pedala, deliciosos frutos num batido aveludado, que irá fazer a delícia dos participantes.

E, como habitualmente, atividades desportivas (circuito com veículos não motorizados); sensibilização sobre segurança rodoviária; passagem de um vídeo no Mercado Municipal sobre o Dia Europeu sem Carros; distribuição de folhetos informativos e exposição de um veículo hibrido e test drive serão outras das atividades a serem desenvolvidas pelos serviços de Ambiente/Proteção Civil  e Desporto da autarquia e da GNR - Escola Segura.

Com esta comemoração, a autarquia pretende, para além de proporcionar um dia diferente e cheio de animação e diversão, sensibilizar a comunidade para a adoção de hábitos de deslocação mais saudáveis e sustentáveis.

Esta iniciativa enquadra-se no projeto ECOAljustrel que se propõe apostar na mudança de comportamentos e na reeducação ambiental da população, preservar a integridade física dos cidadãos, fomentar um serviço de qualidade e promover a qualidade de vida no Município.