Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdeUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra VivaGEO_FPIIFRRU

Vida Mineira

13 de outubro

Ler Artigo

Manuel João Vaz apresenta histórias das vivências da Mina do Lousal

Caminhos de Escuridão

Vida Mineira

No próximo sábado, 13 de outubro, às 16 horas, a Biblioteca Municipal de Aljustrel recebe Manuel João Vaz, autor do livro “Caminhos de Escuridão”.

Nascido em 1956, na Mina do Lousal, Manuel João Vaz foi mineiro e, mais tarde, animador, guia, curador do Museu Mineiro, relações públicas, sindicalista e formador de formadores.  Distinguido pela Universidade Nova de Lisboa como investigador em História e Culturas Comparadas, teve a seu cargo grande parte do projeto “Relousal”.

Segundo o autor, esta obra contém um “acervo histórico das vivências da Mina do Lousal, que envolve também as populações vizinhas de Ermidas-Sado, Alvalade, Abela, Azinheira de Barros, que em muito foram ajudadas no seu desenvolvimento pela atividade mineira”.

O autor fixa “por escrito um tempo que tem tendência a desaparecer da memória coletiva e nacional”, com relatos de um quotidiano repleto de lutas pela sobrevivência e acontecimentos verídicos, que marcaram a mina e todas estas populações em redor.

 “Caminhos de Escuridão” é, conforme também explica Maria João Gomes, coordenadora da edição, “um olhar de dentro para fora, uma tentativa de representação do que foi a vida de milhares de pessoas numa localização geográfica da Faixa Piritosa Ibérica. O denominador comum: a realidade da existência na mina, mais particularmente a Mina do Lousal, num tempo em que nada era fácil mas em que apesar de tudo, se sorria.”