Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaJornal de AljustrelAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroGEO_FPIIFRRULinha VerdeGabinete Apoio ao Emigrante

Conferências

Ler Artigo

4ª edição debate descentralização e programações para os territórios de baixa densidade

Conferências de Aljustrel

Conferências

“Descentralização e programações para o desenvolvimento dos interiores com coesão territorial nacional” será o tema que irá animar a 4.ª edição das Conferências de Aljustrel, a realizar, nos dias 9 e 10 de maio, e que contará com a participação, entre outros oradores, de João Paulo Catarino, secretário de Estado da Valorização do Interior e de Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais.

O Cine Oriental de Aljustrel será novamente palco para um debate sobre o futuro dos territórios de baixa densidade, que a Câmara Municipal de Aljustrel tem vindo a promover, nestes últimos anos, sob o lema “Cidadania, Inovação & Território”.

De facto, quando descentralização nas autarquias locais tem legislação em andamento, com vários pontos de vista críticos, a descentralização e a “Regionalização” voltaram em força no debate público. As problemáticas do dito Interior, seu declínio e desenvolvimento, passaram a ser matéria obrigatória no discurso político e público, embora sem consequências claras para um real desenvolvimento desses vastos territórios.

Nestas conferências, que pretendem ser um espaço de reflexão e de partilha de ideias, pistas e iniciativas para o desenvolvimento territorial, será provocado um debate, que pela atualidade e por serem matérias a serem tratadas pelos órgãos de soberania, juntará, pela primeira vez, em dois painéis, membros do Governo e autarcas, com responsáveis de projetos inovadores, cientistas e comentadores públicos.

Os painéis “A descentralização de competências para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade” e “ Programas nacionais de desenvolvimento para um país diverso” serão moderados por jornalistas da região. A sessão será encerrada pela investigadora e comentadora, Helena Freitas.

Para terem uma visão in loco de projetos-tipo, com investimento público, em que estes propósitos se concretizaram no território, os conferencistas e os participantes irão visitar, no dia 10 de maio, a instalação em Aljustrel do Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo (LNEG) e o Parque Mineiro de Aljustrel (EDM, Almina e Município de Aljustrel), ao que se seguirá, no Centro d’Artes de Aljustrel, uma degustação de produtos locais e um convívio entre os todos participantes, para concluir esta edição das Conferências de Aljustrel.

Mais informações em www.conferenciasdealjustrel.com

9 DE MAIO – (5ª.FEIRA)

1º PAINEL - “A DESCENTRALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS TERRITÓRIOS DE BAIXA DENSIDADE”

Luís Godinho - Jornalista - Diretor do Diário do Alentejo