Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaJornal de AljustrelAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroGEO_FPIIFRRULinha VerdeGabinete Apoio ao Emigrante

Conferências

09 de maio

Ler Artigo

4ª edição debate descentralização e programações para os territórios de baixa densidade

Conferências de Aljustrel

Conferências

“Descentralização e programações para o desenvolvimento dos interiores com coesão territorial nacional” será o tema que irá animar a 4.ª edição das Conferências de Aljustrel, a realizar, nos dias 9 e 10 de maio, e que contará com a participação, entre outros oradores, de João Paulo Catarino, secretário de Estado da Valorização do Interior e de Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais.

 O Cine Oriental de Aljustrel será novamente palco para um debate sobre o futuro dos territórios de baixa densidade, que a Câmara Municipal de Aljustrel tem vindo a promover, nestes últimos anos, sob o lema “Cidadania, Inovação & Território”.

 De facto, quando descentralização nas autarquias locais tem legislação em andamento, com vários pontos de vista críticos, a descentralização e a “Regionalização” voltaram em força no debate público. As problemáticas do dito Interior, seu declínio e desenvolvimento, passaram a ser matéria obrigatória no discurso político e público, embora sem consequências claras para um real desenvolvimento desses vastos territórios.

 Nestas conferências, que pretendem ser um espaço de reflexão e de partilha de ideias, pistas e iniciativas para o desenvolvimento territorial, será provocado um debate, que pela atualidade e por serem matérias a serem tratadas pelos órgãos de soberania, juntará, pela primeira vez, em dois painéis, membros do Governo e autarcas, com responsáveis de projetos inovadores, cientistas e comentadores públicos.

 Os painéis “A descentralização de competências para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade” e “ Programas nacionais de desenvolvimento para um país diverso” serão moderados por jornalistas da região. A sessão será encerrada pela investigadora e comentadora, Helena Freitas. 

 Para terem uma visão in loco de projetos-tipo, com investimento público, em que estes propósitos se concretizaram no território, os conferencistas e os participantes irão visitar, no dia 10 de maio, a instalação em Aljustrel do Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo (LNEG) e o Parque Mineiro de Aljustrel (EDM, Almina e Município de Aljustrel), ao que se seguirá, no Centro d’Artes de Aljustrel, uma degustação de produtos locais e um convívio entre os todos participantes, para concluir esta edição das Conferências de Aljustrel.

 Mais informações em www.conferenciasdealjustrel.com

  PROGRAMA

 

9 DE MAIO – (5ª.FEIRA) 

 1º PAINEL - “A DESCENTRALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS TERRITÓRIOS DE BAIXA DENSIDADE”

Moderador

Luís Godinho - Jornalista - Diretor do Diário do Alentejo

Conferencistas

Carlos Miguel - secretário de Estado das Autarquias Locais 

Berta Nunes - presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé

Rui Tavares - comentador – jornalista

 

  • 14h30

2º PAINEL - “PROGRAMAS NACIONAIS DE DESENVOLVIMENTO PARA UM PAÍS DIVERSO”

 Moderadora

Ana Freitas - jornalista - Rádio Voz da Planície

 

Conferencistas

João Paulo Catarino - secretário de Estado da Valorização do Interior 

Paulo Bernardes Fernandes - Centro de Inovação Empresarial do Fundão - presidente da Câmara Municipal do Fundão

José Alberto Rio Fernandes - investigador - presidente da Associação Nacional de Geógrafos

 

Conferência de Encerramento

Helena Freitas - investigadora e comentadora 

 

 

10 DE MAIO – (6ª.FEIRA)

 

  • 10h00–14h00

VISITA A PROJETOS INSTALADOS NO TERRIÓRIO

Parque Mineiro de Aljustrel – EDM, Almina e Município de Aljustrel

Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo - LNEG

Degustação de Produtos Locais e Convívio - Centro d´ Artes de Aljustrel