Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaJornal de AljustrelAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroGEO_FPIIFRRULinha VerdeGabinete Apoio ao Emigrante

Trocas & Granel

27 de julho

Ler Artigo

Uma aposta na mudança de comportamentos e na reeducação ambiental da população

Trocas & Granel

Trocas & Granel

No dia 27 de julho, a Câmara Municipal de Aljustrel, em parceria com o projeto É Agora!3G, vai promover a iniciativa “Trocas & Granel”, constituída por um mercado de trocas, um encontro a granel, uma venda de velharias e demonstrações de reutilização de materiais em objetos de arte.

O evento, que irá decorrer das 9h30 às 14 horas, no Jardim 25 de Abril, tem como objetivo demonstrar como se pode, na comunidade, reduzir o desperdício alimentar, promover a prática da reutilização, da partilha e o conceito de economia circular, criando hábitos de consumo consciente, nomeadamente através da aquisição de produtos avulsos, não embalados ou com o mínimo de embalagem possível, reduzindo-se, assim, o uso do saco de plástico.

Para poder participar no Mercado de Trocas, os interessados deverão inscrever-se no local, para que lhes seja entregue uma senha com o número de artigos, que desejam trocar (até um máximo de quatro), por exemplo, calças, sapatos, bijuteria, livros, malas, etc. Um artigo poderá ser trocado por outro. O excedente de artigos será, posteriormente, encaminhado para uma instituição de solidariedade social. Cada participante neste Mercado de Trocas receberá um saco de pano para guardar as suas compras.

Quanto ao encontro a granel e à venda de velharias, que requerem inscrição prévia, até ao dia 22 de julho, a organização disponibilizará uma banca, onde os expositores poderão colocar os seus produtos, e ser-lhes-ão fornecidos sacos de papel para o acondicionamento dos mesmos. O público poderá, igualmente, contribuir para reduzir o uso do saco de plástico, trazendo de casa os seus próprios recipientes. Em simultâneo, técnicos municipais realizarão demonstrações de como reutilizar e transformar garrafas de vidro e restos de madeira em objetos de arte.

A iniciativa “Troca & Granel” enquadra-se no projeto Eco-Aljustrel, que visa apostar na mudança de comportamentos e na reeducação ambiental da população, promovendo a qualidade de vida no Município.