Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaJornal de AljustrelAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroGEO_FPIIFRRULinha VerdeGabinete Apoio ao Emigrante

Cultura

05 de agosto

Ler Artigo

Biblioteca Municipal assinala Dia Internacional da Alfabetização com "Chá, Bolachas & Livros"

Cultura

Cultura

A Biblioteca Municipal de Aljustrel vai promover no dia 5 de setembro, a partir das 15 horas, a iniciativa “Chá, Bolachas & Livros” para celebrar o Dia Internacional da Alfabetização.

Proclamado pela UNESCO, em 1966, este dia assinala-se a 8 de setembro, com o intuito de chamar a atenção para o analfabetismo, que segundo Irina Bokova, ex-diretora-geral da UNESCO: “continua a ser sinónimo de exclusão e pobreza”, particularmente para os cerca de 800 milhões de adultos que não sabem ler, nem escrever, dos quais dois terços são mulheres, e para os 264 milhões de meninos e jovens que não recebem educação escolar. 

Esta atividade na Biblioteca Municipal de Aljustrel pretende recordar que o objetivo não é apenas o saber ler e escrever, é também levar os jovens e os adultos a saber interpretar um texto criticamente e a desenvolver o prazer da leitura, retirando muitos benefícios até para a saúde. A leitura promove a saúde mental, reduz o stress, a aumenta o vocabulário, melhora o conhecimento geral, a memória e a capacidade de escrita e até o sono. Facilita o entendimento e o relacionamento entre as pessoas, e é também um excelente entretenimento sem custos, pois transporta-nos para outros mundos, através de um livro que pode ser requisitado, gratuitamente, numa biblioteca, e ser lido no conforto da nossa casa.

A iniciativa “Chá, Bolachas & Livros destina-se ao público em geral.