Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaJornal de AljustrelAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroGEO_FPIIFRRULinha VerdeGabinete Apoio ao Emigrante

Inscrições abertas

23 de setembro

Ler Artigo

Aulas da USA e Animasénior recomeçam no dia 23 de setembro

Inscrições abertas

Inscrições abertas

As inscrições para a Universidade Sénior de Aljustrel (USA) e o programa Animasénior estão abertas e vão decorrer até ao próximo dia 10 de setembro.  As aulas terão início no dia 23 setembro, às 15h, no auditório da Biblioteca Municipal.

Dirigida a indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos, a USA tem por finalidade promover o ensino não formal, através da atualização de conhecimentos sobre diferentes matérias, num contexto de formação ao longo da vida, bem como organizar atividades complementares de carácter cultural, recreativo e de convívio.

Nesse sentido, além das já habituais aulas de português, inglês, coro de câmara, karaté sénior, história local e património, viola, psicologia, hidroginástica, nutrição, educação ambiental, atividade física, alfabetização, artes decorativas, informática, pintura em tecido, walking football, música, yoga, pintura, cidadania, oficinas de taleigos, hortifruticultura, teatro e cavaquinhos, os alunos vão poder inscrever-se também nas disciplinas de robótica, escrita criativa e dança desportiva/relaxamento.

Para além das disciplinas temáticas, estão ainda previstos intercâmbios entre universidades e academias da terceira idade, passeios de cultura, de lazer e gastronómicos, visitas de estudo e outros eventos.

As inscrições e as aulas, em função das disciplinas, irão decorrer na Escola do Campo Esperança. Mais informações sobre a USA podem ser consultadas no sítio da Câmara Municipal:  http://mun-aljustrel.pt/menu/348/concelho-solidario.aspx

O programa Animasénior, que se destina, mais particularmente, a seniores com idade superior a 65 anos, irá facultar, também a partir do dia 23 de setembro, aulas de alfabetização, informática, atividade física, hidroginástica, oficinas e atelier plástico.

As inscrições deverão ser efetuadas, nas juntas de freguesia, das 9h30 às 12h30 e nas seguintes datas do mês de setembro: no dia 9 em S. João de Negrilhos; no dia 10, em Ervidel; no dia 11, na delegação da junta de freguesia de Jungeiros; no dia 12, em Messejana; no dia 13, no Centro de Recursos da Corte Vicente Anes; no dia 13,  na escola do Carregueiro (das 14h30 às 16h) e no dia 14, em Rio de Moinhos.

À semelhança dos anos anteriores, as aulas e atividades da USA e do Animasénior, promovidas pela Câmara Municipal de Aljustrel, são enquadradas por técnicos e voluntários com formação adequada, com o intuito de proporcionar um ensino não formal e criar condições para proporcionar uma maior qualidade de vida, contribuindo para o bem-estar físico e mental a população sénior do concelho.