Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaJornal de AljustrelAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroGEO_FPIIFRRULinha VerdeGabinete Apoio ao Emigrante

“Caminha connosco”

17 de setembro

Ler Artigo

Câmara Municipal associa-se ao Dia Europeu Sem Carros

“Caminha connosco”

“Caminha connosco”

À semelhança do que tem vindo a realizar, nos últimos anos, a Câmara Municipal de Aljustrel vai participar na comemoração do Dia Europeu Sem Carros.

Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, o Dia Europeu Sem Carros, que este ano está subordinado ao lema “Caminha connosco”, vai ser assinalado, como habitualmente, com várias iniciativas.

No domingo, 22, as atividades irão decorrer a partir de um troço da Av. 1º de Maio, que será fechado propositadamente ao trânsito.

Será promovida uma caminhada “plogging”, durante a qual os participantes serão convidados a recolher o lixo que encontram pelo caminho, a fim de serem sensibilidados para o impacto da deposição indevida de resíduos no meio ambiente e contribuir para a limpeza do espaço público.

Com o mesmo objetivo, e em simultâneo, a Câmara Municipal de Aljustrel irá colaborar na dinamização do projeto “Mãos à Obra”, iniciativa lançada a nível nacional, e a qual, em Aljustrel, irá ser dinamizada pela Casa do Professor e o Agrupamento de Escolas.

Neste mesmo dia, a partir das 15h00 irá realizar-se uma “Colour Party”, no recinto da Piscina Municipal, aproveitando ainda o bom tempo que se faz sentir.

Estas iniciativas estão abertas a toda a comunidade, não precisando de inscrição prévia.

Além disso, este ano, as atividades do Dia Europeu Sem Carros prolongar-se-ão, na segunda-feira, 23, num troço da avenida da Liberdade que será fechado ao trânsito, entre as 8h e as 18 horas, com ações dirigidas à comunidade escolar, desenvolvidas pelos serviços de Ambiente/Proteção Civil  e Desporto da autarquia e da GNR - Escola Segura.

Os alunos vão participar nas atividades desportivas (circuito com veículos não motorizados); ao mesmo tempo que serão sensibilizados sobre segurança rodoviária e mobilidade sustentável. Além disso, no Mercado Municipal será exibido um vídeo sobre o Dia Europeu Sem Carros.

Com esta comemoração, a autarquia pretende, para além de proporcionar um dia diferente e cheio de animação e diversão, sensibilizar a comunidade para a adoção de hábitos de deslocação mais saudáveis e sustentáveis.

Além disso, ainda no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a Câmara Municipal de Aljustrel irá também associar-se, no dia 21 de setembro, ao evento “Hoje vou de bicicleta”, organizado pela CCDR Alentejo. 

Esta iniciativa procura sensibilizar a população e as autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte menos poluentes como os transportes públicos e bicicletas.