Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra Viva

Publicações

A Câmara Municipal de Aljustrel edita um conjunto de publicações cujo objectivo é divulgar o seu património, contribuindo assim para a identidade dos aljustrelenses como povo, para o aprofundamento da história e da cultura portuguesas e para uma mais rica experiência de quem nos visita.

    • As Tábuas de Bronze de Vipasca (Aljustrel)
  • As Tábuas de Bronze de Vipasca (Aljustrel)

    Tradução do Latim para Português, Castelhano, Francês e Inglês

    Publicação do texto em Latim das 2 Tábuas de Bronze de Aljustrel, com tradução em Português, Castelhano, Francês e Inglês. Inclui ainda um texto de enquadramento, um texto com características técnicas das placas, bibliografia actualizada e fotos.

    • REVISTA VIPASCA, arqueologia e história
  • REVISTA VIPASCA, arqueologia e história

    N.º 2, 2.ª série, 2008 (formato 19,4 x 13,8 cm, edição em CD)

    Número especial da Revista que edita as Actas do III Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular que decorreu em Aljustrel entre 26 e 28 de Outubro de 2006. Encontra-se dividida em Pré-História, Proto História, Antiguidade Clássica, Medieval e Património. Inclui livrete com os resumos e os contactos dos autores.

    • REVISTA VIPASCA, arqueologia e história
  • REVISTA VIPASCA, arqueologia e história

    periodicidade anual (formato: 30 x 21 cm, cerca de 90 páginas)

    Desta revista, baptizada a partir da denominação romana de Aljustrel, saíram já treze números: dez da primeira série e três da segunda. Com contribuições de vários estudiosos das temáticas abrangidas, é um contributo forte de divulgação do que vai sendo investigado na região. Estão ainda disponíveis o último número da primeira série e todos os da segunda.

    • Um dia verdadeiramente extraordinário na vida de MANUEL MINEIRO
  • Um dia verdadeiramente extraordinário na vida de MANUEL MINEIRO

    Paulo Monteiro, 2003 (formato: 20,3 x 14,4 cm, 26 páginas)

    Livro infanto-juvenil que relata a história de um mineiro actual que, durante o seu trabalho numa galeria subterrânea encontra um mineiro romano e, de seguida, um mineiro do século XIX. Os três conversam, trocam experiências, contam uns aos outros as suas diferentes experiências...

    • NA SENDA DO MINÉRIO, percursos nas minas de Aljustrel
  • NA SENDA DO MINÉRIO, percursos nas minas de Aljustrel

    AAVV, 2008 (formato: 22,5 x 13 cm / encadernado em argolas metálicas / 70 páginas)

    Guia da zona mineira que identifica, localiza e apresenta sete pontos de particular interesse do ponto de vista histórico-patrimonial. Numa segunda parte três capítulos que aprofundam esta temática: Mineração / Geologia / A fauna e a flora na zona envolvente das minas de Aljustrel.

    • ALJUSTREL VILA MINEIRA, documentário histórico-educacional
  • ALJUSTREL VILA MINEIRA, documentário histórico-educacional

    Realizado por João Pedro Duarte / Ervilha Maravilha, 2009 (DVD / 68 minutos / falado em português, castelhano e inglês).

    Documentário que pretende dar uma visão global e enquadrada da actividade mineira: “Ligada inevitavelmente à vivência da mina, a vila de Aljustrel é retratada neste documentário através da história, da antropologia, da arqueologia e da geologia, numa tentativa de proporcionar uma visão integrada e coerente do passado e do presente desta terra singular do Baixo Alentejo” (da apresentação).

     

    • ALJUSTREL, história e histórias
  • ALJUSTREL, história e histórias

    Joaquim Boiça, Paulo Almeida Fernandes e Rui Mateus, 2008 (RTPD, edição em parceria) (formato: 20,5 x 12,5 cm / 80 páginas)

    Este livro dá-nos, numa linguagem simples e acessível, uma breve panorâmica da história do concelho, com chamada de atenção para alguns pormenores e curiosidades, mas também uma caracterização mais geral. Apresentação, de forma despretensiosa, de como se tornou e o que é Aljustrel.

    • ALJUSTREL MONOGRAFIA
  • ALJUSTREL MONOGRAFIA

    Padre João Rodrigues Lobato, 1983 – reeditada em 2005 (formato: 23,5 x 16,5 cm / 432 páginas)

    Este livro é uma monografia do concelho que incide sobretudo sobre a sua história, mas também sobre o seu património, aspectos físicos, escritores e poetas daqui naturais e aspectos etnográficos.

    • TRABALHO, IDENTIDADE E MEMÓRIAS EM ALJUSTREL, “lavávamos a foice logo p’ra mina”
  • TRABALHO, IDENTIDADE E MEMÓRIAS EM ALJUSTREL, “lavávamos a foice logo p’ra mina”

    de Inês Fonseca, 2007 (100Luz, edição em parceria) (formato: 24,5 x 16 cm / 400 páginas)

    Tese de doutoramento em Antropologia onde é abordada a sociedade, a vida, a cultura… a identidade mineira de Aljustrel. A primeira parte, é de carácter mais sócio-histórico e intitula-se “A mineração industrial e o problema da mão-de-obra em Aljustrel”, enquanto a segunda parte é de âmbito sócio-antropológico: “Identidades e memórias em Aljustrel: a mina, os mineiros e a vila”.

    • 2000 ANOS DE MINERAÇÃO EM ALJUSTREL
  • 2000 ANOS DE MINERAÇÃO EM ALJUSTREL

    de Artur Martins, Helena Alves e Teresa Costa, 2003 (formato: 27,5 x 22,5 cm / 80 páginas)

    Trata-se do catálogo da exposição que inaugurou o Museu Municipal de Aljustrel, com textos da investigação que esteve na sua base. Este livro incide sobretudo sobre as questões arqueológica e mineira. Capítulos: a geologia / a morte / as técnicas / o quotidiano / o urbanismo / os sistemas empresariais.

    • ALJUSTREL, um olhar sobre as minas e as gentes no século XX
  • ALJUSTREL, um olhar sobre as minas e as gentes no século XX

    Helena Alves e Artur Martins, 2005 (formato: 27,5 x 22,5 cm / 136 páginas)

    Obra que se debruça sobre a paisagem e o património mineiros no período, sensivelmente, da primeira metade do século XX e sobre os desafios que se põem à sua preservação. Capítulos: A fotografia / O universo mineiro pela mira da fotografia / As minas de Aljustrel nos primórdios do século XX: o tempo, as gentes, os lugares / O património industrial mineiro entre a preservação da memória e a recuperação da paisagem.

    • Aljustrel Terra Viva
  • Aljustrel Terra Viva

    Edição JOTA CBS – Comunicação e Imagem, Lda. com o apoio da Turismo do Alentejo e Ribatejo – Entidade Regional de Turimso

    Jornal promocional do Concelho de Aljustrel lançado na Feira do Campo Alentejano 2015