Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaJornal de AljustrelAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroGEO_FPIIFRRULinha VerdeGabinete Apoio ao Emigrante

Núcleo Central de Compressores

Núcleos Museológicos

Central Compressores

/util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_2/website_id_2/Actividade_Municipal/Museus/Nucleos_Museologicos/CentralCompressores1.jpg /util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_2/website_id_2/Actividade_Municipal/Museus/Nucleos_Museologicos/CentralCompressores2.jpg /util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_2/website_id_2/Actividade_Municipal/Museus/Nucleos_Museologicos/CentralCompressores3.jpg

Núcleo de Arqueologia Industrial situado na mina de Algares. Resulta da recuperação de uma instalação industrial da empresa mineira, já desactivada em 1992.

Desde há cerca de 25 anos, com a desindustrialização, as instalações industriais têm assumido um estatuto identitário dentro das comunidades em que se inserem. Trata-se de uma nova simbologia, que se reflecte na própria arte, que tem retratado inúmeras instalações industriais abandonadas, sinal de que este património se tornou uma manifestação de identidade e história das comunidades em que se insere. Máquinas e homens, em conjunto, formam um património de valor essencial para a compreensão da identidade territorial.

Esta Central de Compressores de Algares, herdeira de uma anterior datada de 1924, foi construída em 1952, tendo sido equipada com um compressor proveniente da antiga central e com dois compressores mais recentes. Na década de 60 do século passado, com a entrada em funcionamento das instalações da mina do Moinho, equipada com um conjunto de máquinas mais moderno, a Central de Algares passou a funcionar apenas como apoio e reserva, até à sua desactivação completa em 1992.

O compressor mais antigo aqui existente, construído no Luxemburgo em 1928, funcionava ligado a um potente motor eléctrico, podendo ainda, em caso de falha de energia, funcionar ligado a um motor diesel. Os dois compressores mais modernos instalados nesta central eram accionados por motor eléctrico, contudo, o mais potente estava também ligado a um motor diesel, que entrava em funcionamento em caso de falha de energia eléctrica.

 

Para visitar este Núcleo contactar antecipadamente:

Museu Municipal - 284600170
Posto de Turismo - 284601010