Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaJornal de AljustrelAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroGEO_FPIIFRRULinha VerdeGabinete Apoio ao Emigrante

Núcleo Moinho de Vento

Núcleo do Moinho de Vento

Moinho do Maralhas

Os Moinhos são um testemunho vivo dos processos de moagem, no passado. Em Portugal, a primeira referência histórica à sua existência data do século XIV.

Com o aparecimento de novas tecnologias foram sendo esquecidos, deixados ao abandono e à indiferença. Muitos dos moinhos ainda existentes têm vindo a ser recuperados para habitações particulares ou como ponto de interesse turístico, no entanto, é ainda possível encontrar alguns em funcionamento como outrora, podendo-se observar o processo de moagem tradicional de cereais.

Existiram à volta da vila de Aljustrel cerca de 17 moinhos de vento. A grande maioria encontra-se ao abandono, ou já destruidos, e já não desempenham as funções para as quais foram edificados. Uma das exceções é o Moinho do Maralhas. Situa-se numa elevação a sul do centro da povoação e de lá é possível abarcar uma bela panorâmica de toda a vila, além de admirar este exemplar em bom estado de conservação fruto de recente recuperação. Os moinhos são hoje considerados património por serem um testemunho dos processos de moagem de outrora e pela sua arquitetura característica. 

O Museu Municipal de Aljustrel promove visitas guiadas ao Moinho do Maralhas, mediante marcação prévia. Para mais informações contacte:

Telefone: 284 600 170 | Fax: 284 600 179 | E-mail: museu@mun-aljustrel.pt

  • Moinho do Maralhas (Aljustrel)
  • Moinho do Maralhas (Aljustrel)
  • Moinho do Maralhas (Aljustrel)
  • Moinho do Maralhas (Aljustrel)