Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra Viva

FAME

FAME - FUNDO DE APOIO ÀS MICRO EMPRESAS NO CONCELHO DE ALJUSTREL

fame

O Fame - Fundo de Apoio às Microempresas no Concelho de Aljustrel é o resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal, o Banco Espírito Santo e a ADRAL — Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.

O FAME visa o apoio a micro-empresas instaladas no Concelho, com investimento máximo elegível de 45.000,00 Euros.

A taxa de apoio será de 85% para criação de novas empresas e 100% para empresas já instaladas no concelho sobre o investimento considerado elegível e reveste a forma de um empréstimo com um período de reembolso mínimo de 3 anos, e um máximo de 6 anos, com o máximo de 1 ano de carência de capital.

O financiamento a conceder através do Fundo é limitado a 45.000 € por projecto e distribuído por :

a) 20% de Subsídio Reembolsável sem juros, a conceder pelo MUNICÍPIO tendo em conta o interesse do projecto para o Concelho;

b) 80% de crédito concedido pelo BANCO a uma taxa de juro preferencial (Euribor a 180 dias acrescida de um spread de até 2,50%);

2) Aos custos referidos na alínea b) do número anterior e relativamente ao valor em dívida ao BANCO, acresce até 2% referente à Comissão de garantia a pagar à SGM;

 
OBJECTIVOS GERAIS
São objectivos do FAME:
Promover ganhos de competitividade nas Micro-Empresas do Concelho de Aljustrel e dotá-las de maior capacidade para a prestação de serviços de qualidade.

Despesas elegíveis:
- Obras de adaptação, remodelação e conservação,
- Equipamento básico,
- Equipamento específico,
- Equipamento informático,
- Equipamento de telecomunicação,
- Equipamento de higiene e segurança no trabalho,
- Equipamento para o cumprimento de regras ambientais.

 

BENEFICIÁRIOS
O FAME aplica-se à área geográfica do Concelho de Aljustrel e a projectos de investimento nas áreas da indústria, do comércio, do turismo ou dos serviços, promovidos por micro-empresas instaladas no Concelho ou para a instalação de novas empresas no Concelho.

Anualmente, consoante a dimensão do fundo e as estratégias municipais de desenvolvimento, a Câmara Municipal de Aljustrel definirá, os sectores e sub-sectores de actividade prioritários.

 

ENTIDADES AVALIADORAS
As entidades responsáveis pela avaliação dos projectos ao FAME são a Câmara Municipal de Aljustrel, o Banco Espírito Santo, a ADRAL—Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, a Lisgarante - Socieadade de Garantia Mútua, S.A. e o IAPMEI - Instituto de apoio às pequenas e médias empresas e à Inovação, I.P.

 

PROMOTORES
Câmara Municipal de Aljustrel
Morada
Avenida 1.º de Maio, apartado 36
7600 – 909 Aljustrel


Banco Espírito Santo
Rua Gomes Palma, 12 a 18 - 7800-505 Beja

 

GESTÃO
ADRAL - Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, S.A.
Morada
Rua Intermédia do PITE, lote 4 e 6 - 7000 - 673 Évora
Telefone
266 769 150
Fax
266 769 156
E-mail
geral@adral.pt
web
www.adral.pt

 

RECEPÇÃO DE CANDIDATURAS
Câmara Municipal de Aljustrel
GADES – Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Social
Morada
Avenida 1.º de Maio, apartado 36
7600 – 010 Aljustrel
Telefone
284600070
Fax
284602055
e-mail gades@mun-aljustrel.pt

 

FORMALIZAÇÃO DA CANDIDATURA

A candidatura é constituída pelo Formulário de Candidatura e pelos documentos por ele solicitados e deverá ser entregue em formato digital no Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Social da Câmara Municipal Aljustrel ou nas restantes entidades responsáveis pela avaliação.

O movimento inicial do fundo é de 150.000,00 euros e logo que este esteja esgotado, deixarão de ser aceites candidaturas até ao mesmo ser reposto.