Apoio ao Investidor
Investimento

A competitividade das empresas passa, entre outras coisas, pela sua capacidade de obter financiamento, de inovação e motivação, tal como pela integração e formação dos recursos humanos. Os apoios e incentivos disponibilizados visam, sobretudo, incentivar práticas que potenciem a sustentabilidade e competitividade das empresas nacionais.

PROGRAMA OPERACIONAL FACTORES DE COMPETITIVIDADE (COMPETE)

SI I&DT

Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico nas Empresas, que visa intensificar o esforço nacional de I&DT e criar novos conhecimentos com vista ao aumento da competitividade das empresas, promovendo a articulação entre estas e as entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico (SCT);

SI Inovação

Sistema de Incentivos à Inovação, que visa a inovação no tecido empresarial, pela via da produção de novos bens, serviços e processos que suportem a sua progressão na cadeia de valor e o reforço da sua orientação para os mercados internacionais, bem como do estimulo ao empreendedorismo qualificado e ao investimento estruturante em novas áreas com potencial crescimento;

SI Qualificação PME

Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, que visa a promoção da competitividade das PME através do aumento da produtividade, da flexibilidade e da capacidade de resposta e presença activa no mercado global.

Cada Aviso de Abertura de Concurso fixa as modalidades de projecto aceites

Para mais informações:

www.incentivos.qren.pt

www.ccdr-a.gov.pt/poaqren

PRODER

As actuações no âmbito do PRODER encontram-se agrupadas por medidas e estas por Subprogramas, nomeadamente Subprograma 1 Promoção da Competitividade, o Subprograma 2 Gestão Sustentável do Espaço Rural e o Subprograma 3 Dinamização das Zonas Rurais.

PRODER/LEADER (SUBPROGRAMA3)

Todas as Freguesias do concelho de Aljustrel estão incluídas na área de intervenção do GAL ESDIME, com excepção da freguesia de Ervidel que se encontra na área de intervenção da Alentejo XXI.

Para saber mais informações consultar:

www.proder.pt

www.esdime.pt

www.alentejoxxi.pt

PROGRAMA OPERACIONAL POTENCIAL HUMANO - POPH

A prioridade do POPH é em primeira linha a de contribuir para superar o défice de qualificações da população portuguesa, vencendo aquela que é uma das maiores debilidades do nosso capital humano. Em simultâneo o Programa visa apoiar a promoção do conhecimento científico e da inovação como motores de transformação do nosso modelo produtivo. Por outro lado, procura estimular a criação e a qualidade do emprego, apoiando os empreendedores e a transição dos jovens para a vida activa, ao mesmo tempo que concorre para a promoção da igualdade de oportunidades, tanto na vertente da igualdade de género como na da luta contra a exclusão social.

www.poph.qren.pt

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL (IEFP)

O IEFP disponibiliza uma série de apoios financeiros que visam incentivar e apoiar projectos que dêem lugar à criação de novas entidades, independentemente da forma jurídica, que originem a criação líquida de postos de trabalho, e contribua simultaneamente para a dinamização das economias locais, mediante a realização de investimentos de pequena dimensão. Estes apoios englobam:

Estágios

Formação/Emprego

Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiências e Incapacidades

Reintegração Sócio-Profissional

Oferta Formativa

Acreditação de profissionais

www.iefp.pt/apoios/empresas

FINICIA

O Programa FINICIA facilita o acesso ao financiamento à criação de empresas e às empresas de menor dimensão, que tradicionalmente apresentam maiores dificuldades na sua ligação ao mercado financeiro.

www.iapmei.pt

Para mais informação recomenda-se ainda a consulta dos seguintes sites:

www.qren.pt

www.seg-social.pt