Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra Viva

Formação Interna

A Câmara Municipal de Aljustrel continua a forte aposta, iniciada no ano passado, na formação e qualificação dos seus trabalhadores.

Neste sentido, quatro motoristas frequentaram o Curso de Actualização de Tacógrafos, com a duração de 7 horas.

Estas acções foram promovidas pela AMBAAL - Associação dos Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral.

No dia 9 de Junho o coordenador do serviço de transportes frequentou o seminário Enquadramento Legislativo do Certificado de Aptidão de Motorista (CAM) e da Carta de Qualificação de Motorista (CQM). Prevê-se ainda realizar uma formação em Setembro para um motorista no Curso de Formação Inicial para Motoristas de Transporte Colectivo de Crianças e Jovens, com a duração de 35 horas e uma Formação Inicial Acelerada (FIA) com a duração de 140 horas para a obtenção de CAM (Certificado de Aptidão de Motorista) dirigida a motoristas de veículos pesados de passageiros, de forma a habilitar motoristas para esta função.

Em Setembro serão promovidas duas acções de formação, em parceria com o Centro de Formação Profissional de Aljustrel na área de Informática, com a duração de 25 horas cada acção, que abrangerão cerca de 32 colaboradores do Município.

Recorde-se que no ano transacto o plano de formação contínua do município abrangeu, pela primeira vez, todos os trabalhadores da autarquia, num total de cerca de 200 funcionários, tendo como tema principal Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – Conceitos Básicos, tendo havido lugar à implementação de 13 acções de formação com a duração de 25 horas cada.

Mais do que uma obrigação do município, o facultar aos trabalhadores o acesso à formação, é um investimento no futuro e uma aposta na melhoria dos serviços prestados à população.