Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra VivaGEO_FPI

Ervidel

Nas Margens do Roxo

  • ervidel
  • jardim
  • barragem roxo
  • vini

Rua 5 Outubro 11, 7600-209 Ervidel

Tel. 284 645 143

Fax. 284 645 022

e-mail - jfervidel@gmail.com

Site- http://www.jf-ervidel.pt/

A denominada Freguesia de S. Julião de Ervidel pertencia ao Concelho de Beja, tendo sido transferida para o de Aljustrel em 6 de Novembro de 1936. Do largo fronteiro à Igreja, a paisagem sobre a albufeira do Roxo é a perder de vista e a presença desta enorme e bela massa de água quase nos faz esquecer que nos encontramos em pleno Baixo Alentejo, tradicionalmente de clima quente e seco e de estiagem longa. Povoação muito antiga, como Montes Velhos, Ervidel é actualmente indissociável da barragem que abastece o perímetro de rega do Roxo. Desde sempre, foi terra de vinho, azeite e cereais. Aliás, a produção de vinho de todo o concelho tem estado a concentrar-se nesta freguesia. Por isso a paisagem de Ervidel, onde os vinhedos marcam forte presença desde os tempos mais remotos, continua, hoje em dia, a gozar das extensões de retorcidas cepas das várias castas de uva que fazem os seus afamados vinhos. Entre outras, destaque-se a adega Moreira, onde as talhas de barro remontam ao século passado, estando a mais antiga datada de 1843. É nestas talhas que a uva esmagada fermenta, até acontecer o vinho novo, que se prova pelo S. Martinho. Devido à importância da exploração agrícola na freguesia, a Câmara Municipal de Aljustrel adquiriu o espólio reunido por um ilustre filho de Ervidel, Sr. José Ramires Saraiva. Este espólio foi musealizado, por iniciativa da edilidade, num novo espaço adaptado para o efeito, o Núcleo Rural de Ervidel do Museu de Aljustrel, onde poderá observar a recriação de uma casa rural, instrumentos de agricultura e o «Ciclo do Trigo», onde se faz um périplo pela cultura deste cereal desde a escolha da semente ao fabrico do pão.

 

ÁREA TERRITORIAL
A freguesia ocupa uma área de 39 km2 que corresponde a 8,5 % do território concelhio (458,4km2) e é constituída por um único núcleo populacional e por alguns montes dispersos, (habitações rústicas agricolas).

 

POPULAÇÃO
De acordo com o INE (Censos 2011) a freguesia tem uma população de 1000 habitantes.

 

ACTIVIDADES ECONÓMICAS
agricultura (vinha, olival, cereais), pecuária, serralharia e carpintaria.

 

FESTAS E ROMARIAS
Festas populares (Julho), Nossa Senhora da Conceição (Agosto), Feira do Vinho e da Vinha (Agosto), Vin&Cultura (Novembro).

 

PATRIMÓNIO EDIFICADO
Edifício da sede da Junta de Freguesia. Ermida de S. Pedro (séc. XVIII). Igreja matriz (séc. XVI-XVIII). Moinhos de vento, chaminés.

 

PONTOS DE INTERESSE
Adegas. Núcleo Rural de Ervidel/Museu de Aljustrel. Lagar de azeite. Edifício da Escola Agrícola Coronel Mourão. Barragem do Roxo, zona de caça.