Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaPrograma Aljustrel JovemAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioLinha VerdePatrimónio MineiroJornal Aljustrel Terra VivaGEO_FPI

Geminações

Geminação

Aljustrel/Hem

  • logo geminacao
  • Hem2
  • hem3
  • geminação1

 

AS ORIGENS

Desde a década de 60, reside em Hem uma importante comunidade de emigrantes aljustrelenses. A sua perfeita integração na comunidade local, tanto do ponto de vista profissional como sociocultural, sobejamente reconhecida pelo poder local, criou as motivações que permitiriam estabelecer com a municipalidade de Hem um processo de geminação entre as duas vilas. Durante mais de 20 anos, embaixadas culturais e desportivas visitaram Hem, nomeadamente a Filarmónica de Aljustrel que por várias vezes actuou perante o público francês. Por volta de 1999, iniciaram-se contactos institucionais com visitas de trabalho e de conhecimento das realidades de ambas as comunidades. Desta forma, deu-se resposta a um desejo manifestado e já enraizado pela forte presença de emigrantes nessa localidade.

 

OFICIALIZAÇÃO

A geminação teve a sua oficialização a 29 de Abril de 2000 na Vila de Hem. Na ocasião, deslocou-se ali uma delegação portuguesa composta pelos Presidentes da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e da Junta de Freguesia de Aljustrel, o vereador da Cultura e do Desporto, Deputados Municipais, representantes dos vários níveis de ensino, desportistas e grupos culturais, num total de 103 pessoas. Durante os dias 29 e 30 de Abril, trocaram-se experiências nos domínios do ensino, da cultura e do desporto.

 

EM ALJUSTREL

Dando cumprimento aos princípios de reciprocidade recomendados pela Comissão Europeia para oficialização de uma realização deste tipo, esta cerimónia repetiu-se, em Aljustrel, nos dias 4 e 5 de Maio de 2001. Uma delegação de 120 pessoas, composta pelo «Maire», eleitos, representantes da Associação de Geminação «Hem – Ville d'Europe», dirigentes e futebolistas do Sport Clube União Aljustrelense de Hem, músicos da orquestra filarmónica de Hem, directora e alunos de português do Colégio Elsa Triolet e elementos do Rancho Folclórico «Rosas de Portugal» estiveram em Aljustrel e, por sua vez, participaram nestas festividades.

 

10º ANIVERSÁRIO
Em 2010, Aljustrel comemorou, em Hem, os 10 anos de uma geminação que veio dar resposta a um desejo manifestado, desde os anos 60, pela forte comunidade de emigrantes aljustrelenses, nessa localidade. Em 2011, por ocasião da Feira do Campo Alentejano, realizaram-se em Portugal as comemorações dos 10 anos desta união, focando os aspectos económicos e sociais, e tendo como pano de fundo o Ano Europeu de Voluntariado”. Além da recepção oficial, que decorreu nos Paços do Concelho, as comitivas participaram no colóquio subordinado ao tema: “As boas práticas de voluntariado nas vilas europeias”, deram a provar a sua gastronomia nos workshops de cozinha e ofereceram momentos de animação musical que muito contribuíram para animar este momento de reunião. Além de Hem, estiveram também presentes em Aljustrel representantes de Mossley (Inglaterra) e Wiehl (alemanha), vilas geminadas com Hem. O Espaço Europa na Feira do Campo, ficou assim marcado no 10º aniversário da geminação Aljustrel/Hem pela presença de 5 países: Portugal, França, Espanha, Alemanha e Inglaterra.

Documentos para Download