Oficinas comemoram 10 anos com muito convívio, partilha e amizade
Notícias 28 abril, 2017
Festa das Artes

As Oficinas de Formação e Animação Cultural comemoram, no dia 28 de abril, o seu 10.º aniversário. Há já uma década que nasceu, em Aljustrel, um projeto cultural que depressa se converteu numa autêntica casas das artes e da cultura portuguesa.

Aqui estiveram expostas as obras de artistas plásticos de renome, como Roberto Chichorro, Stela Barreto, Hilário Teixeira Lopes, Eugénia Rosa, Roberto Santandreu ou Luís Afonso. Os artistas locais também encontraram o seu lugar nesta casa que é igualmente deles.

As Oficinas foram, ainda, um espaço de encontros musicais pelo qual passaram diversos grupos que, hoje, são artistas consagrados da música nacional e estrangeira como os O’questrada, Lengendary Tigerman, Virgem Suta, Sean Riley & the Slowriders, Noiserv, The Guys from the Caravan, Samuel Úria, Frankie Chavez, aJigsaw, One Love Family, Melech Mechaya, The fellow Man, Nobody’s Bizness, Penico, Barry White Gone Wrong, entre muitos outros.

Nestes 10 anos, não faltaram as tertúlias, os workshops, os convívios, os ateliers de pintura, fotografia, cerâmica ou de gastronomia, e ainda, aulas de yoga.

Para celebrar a data, será inaugurada, neste dia, às 18 horas, uma Exposição Comemorativa de Escultura, Pintura, Fotografia, Serigrafia, Tapeçaria e Ilustração com as obras de 40 dos muitos outros artistas, que por aqui passaram, nos últimos cinco anos, entre os quais: António Carmo, António Cunha, João Cutileiro, Júlio Roriz, Kiki Lima, Luís Athougia, Diana Mascarenhas, Nádia Torres, Heitor Figueiredo, Rita Melo, Branislav Mihajlovic, Rui Germano.

A inauguração da exposição, que vai estar patente ao público até ao dia 20 de maio, contará com a atuação do talentoso compositor e músico brasileiro, Tuniko Goulart e do Grupo de Cantares Feminino de Aljustrel. Um cocktail será servido a todos os artistas, entidades e público presente.

Neste dia da festa da arte, que pretende ser um grande momento de convívio, partilha e amizade, será, ainda, feita uma homenagem póstuma ao professor António Inverno, mestre serígrafo, reconhecido a nível nacional e internacional como figura incontornável das Artes Plásticas. Amigo de longa data das Oficinas, muitas das parcerias e dos artistas que expuseram neste espaço, foram realizadas através dos seus contactos junto dos artistas.

Na ocasião serão, igualmente, homenageadas as entidades parceiras das Oficinas, nomeadamente: NAVA – Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel (CRIRA), MAC – Movimento Arte Contemporânea,  SNBA – Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa, FBAL – Faculdade Belas Artes - Universidade de Lisboa e o Município de Beja – Museu Jorge Vieira e Galeria dos Escudeiros.

Foram 10 anos com mais de 110 exposições, dezenas de concertos e iniciativas diversas, a democratizar o acesso ao conhecimento, com o intuito de dar maior visibilidade aos talentos do concelho de Aljustrel, do Alentejo e do país, dignificando a cultura portuguesa.

As comemorações do 10 aniversário prolongar-se-ão até ao dia 7 de maio com a realização de várias iniciativas, entre as quais, yoga, yoga do riso, workshop de pintura, stencil, fotografia e ilustração (ver programa abaixo).

- PROGRAMA -

28 abril | sex

18h00 - Inauguração da exposição de pintura, serigrafia, escultura, fotografia e tapeçaria comemorativa do 10º aniversário das Oficinas.

Patente até dia 20 de maio.

Visitas guiadas à exposição, mediante marcação prévia, às quartas-feiras:

09h30-12h30 - Público escolar

14h30-16h30 - Público em geral.

28 abril | sex

18h15 - Homenagem Póstuma ao Professor António Inverno.

18h30 - Momento Musical com Tuniko Goulart e o Grupo de Cantares Feminino de Aljustrel.

Cocktail convívio.

29 abril | sáb

16h00-17h30 - Aula de yoga com Rui Gamito e Céu Alexandre(1)

30 abril | dom

10h30-13h00 - Mandalas na Natureza - Caminhada e recolha de elementos da natureza

Picnic partilhado.

15h00-18h00 - Workshop de mandalas com Taças Tibetanas com Jasmim Célia (1)

20h00-22h00 - Concerto Meditativo de Taças Tibetanas e Gongos com Jasmim Célia(1)

2 maio | ter

Workshop de Ilustração com Pierre Pratt (1)

10h00-12h00 e 14h30-16h30 - Pré- escolar, 1º, 2º e 3º ciclo e secundário.

3 maio | qua

Workshop de Stencil com Marco Custódio(1)

09h30-12h30 -  2º e 3º ciclo e secundário.

4 maio | qui

Workshop de Cerâmica com Elsa Morgadinho(1)

09h30-12h30 - 2º e 3º ciclo e secundário.

Gratuito.

Yoga do Riso com Nelson Guerreiro(1)

11h00-11h45 - Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclo e secundário.

17h30-18h15 - Público em geral.

5 maio | sex

Workshop de Fotografia com Rui Correia(1)

10h00-12h00 e 14h30-16h30 - 2º e 3º ciclo e secundário.

6 maio | sáb

Workshop de Pintura com Rui Germano

10h00-12h00 e 14h30-16h30

Inscrições abertas e limitadas até ao dia 3 de maio.

7 maio | dom

Experimente ser Feliz.

Workshop de Positivismo com Rui Germano

10h00-12h00 e 14h00-16h30 - Público em geral.

Inscrições abertas e limitadas até ao dia 4 de maio.

(1)    - Inscrições abertas e limitadas até ao dia 21 de abril.