Aljustrel comemora os 44 anos da Revolução dos Cravos
Notícias 01 abril, 2018
25 de Abril

Monda e Fernando Daniel são os artistas convidados para o grande espetáculo comemorativo do 44.º aniversário do 25 de Abril, em Aljustrel, que terá lugar na noite de 24 de abril, na Praça da Resistência, e que contará com o tradicional fogo-de-artifício.

As comemorações da Revolução dos Cravos vão decorrer, ao longo do mês de abril, com um conjunto de sessões solenes e evocativas da data, mas também com inúmeras atividades e iniciativas culturais, musicais e desportivas, realizadas pela Câmara Municipal de Aljustrel, pelas juntas de freguesia e pelo movimento associativo do concelho.

Para evocar a revolução que acabou com cerca de meio século de ditadura no país, vai estar patente ao público, a exposição do fotógrafo, Eduardo Gageiro, que acompanhou de perto e capturou os momentos mais marcantes, entre os dias 25 de abril e o 1.º de maio de 1974.

O 25 de Abril será, ainda, assinalado em todo o concelho com representações teatrais, poesia popular, cinema, apresentação de livros e exposição de pintura. Será também organizada uma maratona de fotografia e promovidos diversos momentos para recordar, trocar vivências e homenagear os mortos e antigos combatentes da Guerra Colonial.

A música será uma constante com as arruadas da Banda Filarmónica de Aljustrel pelas freguesias, os Ritmos do Sul, que vão atuar em todo concelho, acompanhados, em cada vez, por uns dos grupos corais do concelho, e com outros espetáculos a ter lugar nas várias localidades.

O desporto, como habitualmente, fará parte destas comemorações, com provas e encontros de natação, futebol, hóquei em patins, cicloturismo, atletismo, ginástica, raid cicloturista, sem esquecer as habituais caminhadas e os jogos da sueca e da malha.

Os espetáculos do Monda e Fernando Daniel são cofinanciados pelo Alentejo2020 - Programa Operacional Regional do Alentejo, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER”.

O vasto programa do 44.º aniversário do 25 de Abril, no concelho de Aljustrel, pode ser consultado aqui :