Monumento assinala relação de amizade entre Aljustrel e cidade francesa de Lens
Notícias 01 junho, 2019
Cooperação

No dia 1 de junho, no âmbito do XI Torneio Município de Aljustrel, que se realiza no Dia Mundial da Criança, vai ser inaugurado, às 11h00, no Estádio Municipal, um monumento alusivo à vitória de Portugal no Europeu de Futebol de 2016, doado por Lens, cidade francesa onde se realizou o jogo dos oitavos-de-final, entre Portugal e a Croácia.

Esta cerimónia assinala a amizade entre a vila mineira de Aljustrel e a cidade de Lens, situada no norte da França, região onde se encontra radicada uma grande comunidade portuguesa e lusodescendente, ligada à mineração do carvão na Bacia Mineira de Nord-Pas-de-Calais.

A sessão solene vai contar com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Juventude, do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Federação Portuguesa do Futebol, da Associação de Futebol de Beja e de várias entidades locais, nomeadamente do Sport Clube Mineiro Aljustrelense, organizador do torneio, em parceria com a Câmara Municipal de Aljustrel.

Estará também presente uma comitiva francesa, constituída pelo lusodescendente Bruno Cavaco, atual cônsul honorário de Portugal em Lille e, ainda, presidente do Comité France Portugal Hauts-de-France, pela conselheira regional de Hauts-de-France, Mady Dorchies, enviada especial do maire de Lens e responsável pelo dever de memória em torno das minas e guerra, pelo representante da Câmara de Ofícios e Artesãos da Oise, Paulo da Encarnação, natural de Aljustrel, e ainda por outros representantes da diáspora portuguesa do norte de França, entre os quais o Grupo Musical e Cultural "Sol Dó Portugal, que irá assegurar parte da animação musical. A inauguração do monumento será igualmente assinalada com o desfile de fanfarras de diversas corporações dos bombeiros portugueses.

O XI Torneio Município de Aljustrel, apadrinhado por Ana Rita Batista, futebolista, também natural do concelho de Aljustrel, terá início, às 9 horas, e irá receber cerca de 450 jovens futebolistas, pertencentes a 30 equipas, divididas pelos escalões de Petizes, Traquinas, Benjamins e Infantis.

Além disso, neste dia comemorativo serão disponibilizados insufláveis e animações diversas para as crianças poderem brincar e passarem um dia diferente.

Haverá igualmente um “Mercado Cá da Terra”, onde produtores locais irão expor e vender os seus produtos, promovido pelo É Agora 3G CLDS.