Aljustrel, Ervidel e São João de Negrilhos vão ter novas áreas empresariais
Notícias 14 janeiro, 2020
Desenvolvimento económico

A Câmara Municipal de Aljustrel aprovou, em reunião de câmara, que se realizou no passado dia 8 de Janeiro, as propostas de delimitação e fundamentação das Unidades de Execução das Áreas Empresariais de Aljustrel, São João de Negrilhos e Ervidel.

Seguir-se-á agora, após anúncio em “Diário da República”, o período de discussão pública, em cumprimento do disposto no n.º4 do artigo 148.º do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT).

Com as futuras áreas empresariais pretende-se dar um novo impulso ao desenvolvimento económico do concelho, ambicionando-se a criação de zonas potencialmente atrativas para a chegada de novas atividades económicas, fomentando-se o empreendedorismo e a criação de emprego e, consequentemente, a fixação de população no concelho.

A área de intervenção da unidade de execução de Aljustrel abrange uma superfície territorial de aproximadamente 13,7 hectares e assume-se como um contributo para a colmatação urbana de uma zona da vila que denota uma estreita relação física e funcional com a Zona Industrial de Aljustrel e também proximidade à Estrada Nacional 2 (EN2). Nesta área empresarial, no total, serão edificados 61 lotes, acompanhados dos respetivos arranjos urbanísticos e paisagísticos. A construção, porém, realizar-se-á por fases.

Já a unidade de execução de Ervidel permitirá assegurar o desenvolvimento harmonioso e integrado de um território de 4,6 hectares e que também tem uma estreita ligação à EN2. A proposta, que será executada também de forma faseada, propõe a criação de 39 lotes para a instalação de atividades económicas. Solução que será acompanhada de infraestruturas urbanísticas e espaços verdes.

Em São João de Negrilhos, por sua vez, a zona de intervenção abrangida pela unidade de execução apresenta-se localizada na parte norte do aglomerado, com uma área inferior a 0,5 hectares. Está calculada a edificação de 10 lotes e previstos os respetivos arranjos urbanísticos e paisagísticos. De referir, no entanto, que neste local já se encontram executadas todas as infraestruturas necessárias para a concretização da futura área empresarial.