Município de Aljustrel - Terra Viva

Iniciativas

Vídeo Promocional - Aljustrel, Terra VivaJornal de AljustrelAgenda 21Ambiente - Eco AljustrelViniculturaCPCJAJulgado de PazConselho SolidárioPrograma Aljustrel JovemUnidade Móvel de SaúdePatrimónio MineiroGEO_FPIIFRRULinha VerdeGabinete Apoio ao Emigrante

Covid-19

 

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Aljustrel, através desta página oficial do munícipio, informa e relata com rigor e seriedade a situação epidemiológica, provocada pelo COVID-19, no concelho. Os resultados apresentados resultam da articulação que está a ser feita por esta câmara municipal em parceria com as autoridades competentes a nível local, regional e nacional. 

  • Informação n.º3 - 03/05/2020

    É com agrado que o Município de Aljustrel informa que os dois únicos casos positivos de Covid 19 registados no nosso concelho, ambos na Freguesia de S. João de Negrilhos, já se encontram recuperados. Ou seja, estas duas pessoas, familiares diretos, após testagem, foram consideradas curadas do ponto de vista médico.

    O município agradece a forma exemplar como se comportaram estes doentes, as suas famílias e a população desta freguesia em geral e enaltece o desempenho das várias instituições e pessoas envolvidas na mitigação e controle da contaminação, que se confirma, felizmente, ficou resumida a estes dois casos.

    Ainda assim, a Câmara Municipal mantém a recomendação de utilização de máscara ou viseira, que previnem a dispersão do vírus, pelo que a população deverá, sempre que possível, usar estes equipamentos de proteção individual. Recomendam-se, igualmente, a manutenção das medidas de distanciamento social implementadas a nível local e nacional, bem como o respeito pelas recomendações de higiene e etiqueta respiratória já divulgadas.

  • Informação n.º2 - 14/04/2020

    O Serviço Municipal de Proteção Civil de Aljustrel informa que foi hoje, terça-feira, dia 14 de abril de 2020, confirmado o segundo caso de COVID-19 no Concelho de Aljustrel, nomeadamente na Freguesia de São João de Negrilhos.


    Esta confirmação resulta dos testes que foram feitos, pelas autoridades de saúde competentes, às pessoas que estiveram em contacto com o primeiro infetado já anteriormente registado nesta mesma freguesia.


    Este resultado positivo surgiu, assim, no agregado familiar do primeiro doente, tendo todos os testes, que foram realizados às profissionais da Associação de Solidariedade Social de São João de Negrilhos, que também prestaram auxílio nesta habitação, vindo negativos.


    Recorde-se que as autoridades de saúde e segurança, o Município de Aljustrel, a Junta de Freguesia de São João de Negrilhos e demais entidades envolvidas, identificaram, numa primeira fase, as pessoas e instituições que, nos últimos dias, possam ter estado em contacto com o primeiro infetado.


    Agora, com este novo resultado positivo, está a ser feito o mesmo procedimento, de modo a que seja possível acautelar a cadeia de transmissão, e chegar às pessoas que possam ter estado em contacto com o segundo caso positivo. De salientar que os familiares que estiveram com estas duas pessoas, desde o primeiro resultado positivo, estão em vigilância ativa e com obrigatoriedade de confinamento.


    Reforça-se, igualmente, a necessidade de autovigilância que permita detetar precocemente sintomas da Covid 19, tais como, tosse, falta de ar, febre, entre outros. Estas recomendações são particularmente relevantes para as pessoas que julgam poder ter tido contacto com alguém contaminado.


    A Câmara de Aljustrel renova os votos de rápidas melhoras aos doentes e reforça a sua disponibilidade para prestar auxílio em tudo o que necessitem, nomeadamente através dos serviços sociais da autarquia.
    À população do concelho, relembra este município que continua a trabalhar em estreita parceria com todas as entidades competentes, a nível nacional, regional e local, e que informará os munícipes sempre com rigor e seriedade.

  • Informação n.º1 - 11/04/2020

    O Serviço Municipal de Proteção Civil de Aljustrel informa que, após testes realizados, foi registado hoje, dia 11 de Abril de 2020, o primeiro (e, por agora, único) caso de COVID-19 no Concelho de Aljustrel, mais concretamente na Freguesia de São João de Negrilhos.

    As autoridades de saúde e segurança, o Município de Aljustrel, a Junta de Freguesia de São João de Negrilhos e demais entidades envolvidas, já identificaram as pessoas e instituições que, nos últimos dias, possam ter tido contactos com este caso.

    Deste modo, foram já acionados todos os mecanismos previstos no protocolo para estas situações, nomeadamente o isolamento do doente e do respectivo agregado familiar, a higienização da habitação e da zona limítrofe à mesma, bem como o acionamento das medidas de contingência nas instituições que, nos últimos dias, tiveram contacto com a pessoa em causa e com a sua respectiva rede de relações.

    O Município de Aljustrel agradece a colaboração eficaz e célere de todas as entidades envolvidas e solicita à população que se mantenha serena, solidária e cumpridora das medidas previstas no Estado de Emergência.Refira-se que a identidade do cidadão em causa e do respetivo agregado familiar deve ser preservada e respeitada à luz da civilidade, que é característica da população do nosso concelho, e da legislação de proteção de dados em vigor.

    A Câmara de Aljustrel endereça a este munícipe rápidas melhoras e disponibiliza-se para o apoiar, bem como à sua família, no que for necessário, designadamente através dos serviços municipais, com o desejo de que tenha uma recuperação tranquila e que o seu estado de saúde se restabeleça tão depressa quanto possível.

    Mais se informa que a situação de São João de Negrilhos é isolada e que não existem no Concelho de Aljustrel quaisquer outros focos conhecidos de contágio por Covid 19. São particularmente infundados e irresponsáveis os rumores que procuram criar elos de ligação entre a situação de contágio ocorrida, nos últimos dias, em Moura, e Aljustrel, comportamento que o município repudia de forma veemente.

    A Câmara Municipal de Aljustrel renova o compromisso de informar a população com rigor e seriedade e recorda que está em contacto permanente e a agir em articulação com todas as autoridades competentes a nível nacional, regional e local.